Alimentação

Veja (e inclua) 4 alimentos que ajudam a manter a saúde do fígado

Saiba quais alimentos ajudam a reduzir a sobrecarga do fígado e ajudam o órgão a funcionar melhor

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 17/08/2022 às 23:31 | Atualizado em 24/08/2022 às 15:50
Notícia
Freepik
Folhas verdes escuras, como o espinafre (imagem), são ricas em vitaminas e minerais diversos. - FOTO: Freepik

O fígado é um órgão importantíssimo para o corpo humano. Entre suas funções estão, por exemplo, o metabolismo de nutrientes e a limpeza de toxinas presentes no sangue.

Por conta disso, ele é um dos órgãos mais afetados no organismo. Embora o fígado consiga se regenerar desses danos, o consumo excessivo de bebidas alcóolicas, por exemplo, pode provocar danos graves a ele e, consequentemente, ao organismo inteiro.

Os hábitos e a alimentação estão diretamente associados à saúde do fígado. Por essa razão, é importante conhecer alguns alimentos que colaboram a manter a saúde do fígado e ajudá-lo a exercer sua função melhor.

Alimentos que ajudam o fígado a funcionar melhor

São vários os alimentos que ajudam a manter o organismo funcionando melhor. Contudo, alguns alimentos específicos podem ter impactos ainda melhores sobre a saúde de alguns órgãos.

Esse é o caso dos quatro alimentos indicados abaixo, que colaboram na manutenção da saúde do fígado.

Folhas verdes escuras

Acelga, rúcula, espinafre e agrião são apenas alguns dos vegetais que ajudam a manter o fígado saudável. Isso porque elas possuem uma variedade grande de vitaminas e minerais.

Abacate

O abacate possui uma presença expressiva de gorduras boas, além de diminuir o nível de colesterol no sangue. Desse modo, a fruta ajuda a reduzir a sobrecarga do fígado no controle metabólico.

Ovos e leite

Ricos em vitamina A e antioxidantes, o leite e os ovos também são aliados importantes do fígado. Além disso, a vitamina A também está presente em alimentos como cenoura, pimentão, laranja e fígados de vaca e galinha.

Peixes de águas profundas

Por serem ricos em ômega 3, esses peixes reduzem a sobrecarga do fígado. Bons exemplos desses tipos de peixes são o atum e o salmão, que podem inclusive auxiliar na redução de gordura no órgão.

* Com informações do Metrópoles

Comentários