TONTURA

ACORDAR COM TONTURA: Entenda causas e o que fazer quando tiver TONTURA AO ACORDAR

Entenda o que pode causar tonturas ao acordar

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 11/11/2022 às 9:05 | Atualizado em 15/03/2023 às 20:31
Notícia
FREEPIK
Veja sintomas de câncer no cérebro - FOTO: FREEPIK

Sensação de tontura ao acordar não deve ser tratado como algo corriqueiro e normal. Esse é um sintoma de que algo pode não estar bem e é sinal para procurar o médico! Confira:

De acordo com especialistas a tontura ao acordar pode estar relacionada com problemas de pressão alta (hipertensão). Nesse caso, a circulação sanguínea tem dificuldades e a irrigação do cérebro pode não estar acontecendo da forma como deveria. 

Nesses casos, além da tontura, pode haver ainda outros sintomas como vista escurecida ou sensação de desequilíbrio ao levantar.

A pressão baixa também pode levar a quadros semelhantes - em ambos os casos, o médico cardiologista poderá dar os melhores encaminhamentos ao paciente. 

Outras causas da tontura ao acordar: labirintite e hipotensão postural

Os médicos também levantam outras hipóteses para a tontura ao acordar ou levantar depois de muito tempo em repouso. Confira:

Labirintite

A labirintite é uma inflamação no "labirinto" um dos órgãos responsáveis pelo equilíbrio do corpo. Em alguns casos, o paciente tem a sensação de que deixa de sentir o chão e sente que vai cair. 

Zumbido no ouvido, dor de cabeça, dificuldade de olhar fixo para um ponto e náuseas são outros sintomas da labirintite. 

Nesses casos, sugere-se a procura por um médico especialista em neurologia, otorrinolaringologia, um clínico geral ou um médico da família. 

Hipotensão ortostática (ou postural)

Outra causa possível para a tontura ao levantar é a Hipotensão ortostática (ou postural). Trata-se de uma queda rápida da pressão e pode estar relacionada a vários fatores como uso de medicamentos e desidratação. 

A hipotensão postural pode ser um alerta para outros problemas. “Sabemos que esse sintoma pode antecipar quadros como Parkinson e AVC, mas ainda é incerta a relação com o risco de demência”, disse o geriatra Rubens de Fraga Júnior, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), em entrevista à revista Veja. 

DICAS PARA EVITAR ACIDENTES

Pessoas que tenham esses sintomas precisam procurar o médico. Antes de conseguir a consulta, é possível seguir algumas dicas para tentar reduzir a sensação de tontura e evitar acidentes como quedas. Veja:

LEVANTAR DA CAMA COM CALMA - Os médicos recomendam que a pessoa ao acordar faça o processo de levantar com calma, sentando primeiro na cama, aguardando alguns segundos, colocar depois uma perna para fora da cama e depois a outra, para só ai levantar pausadamente. 

ERGUER A CABECEIRA DA CAMA - Ou colocar um travesseiro mais alto.

SE HIDRATE - Beba água! A tontura pode estar associada à desidratação, especialmente entre pessoas idosas. 

Comentários