A tarifa do metrô está mais cara pela terceira vez só este ano. Antes, custava R$2,60, e com o reajuste, passou a valer R$3,00. A diferença de quarenta centavos pesa no bolso dos passageiros, que reclamam da falta de estrutura e das constantes paralisações. Só em um mês, o metrô parou quatro vezes.
A arquivista Eliane Vieira fez as contas e viu que vai pagar R$120,00 de passagens por mês, uma diferença de R$16,00 a mais, em relação a antiga tarifa . Ela não se conforma em ter que pagar mais caro e não ter um serviço de qualidade desejada. "O serviço não é bom e ainda temos que pagar mais caro", reclamou.
Só neste ano, este já é o terceiro reajuste no bilhete do metrô. O novo valor cobrado faz parte parte do aumento escalonado proposto pela Justiça Federal, com o objetivo de melhorias no serviço. Mas, de acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), ainda não existe um prazo determinado para o investimento acontecer.
Em algumas estações, o elevador não funciona e a escada rolante permanece quebrada. Outras reclamações dos passageiros são a insegurança, o calor e as inúmeras vezes que os trens deixaram de funcionar.
De acordo com a CBTU, por problemas técnicos, só em 2019 foram quase 80 interrupções e mais de 400 mil pessoas prejudicadas por dia.
O próximo reajuste está previsto para acontecer no mês de novembro, quando a tarifa vai passar a valer R$3,40. Em janeiro, o valor sobe novamente, para R$3,70 e em março, o bilhete vai custar R$4,00.
A CBTU Recife informa que a segurança nas estações é feita por empregados da Companhia e seguranças terceirizados. Caso seja vítima ou presencie alguma ocorrência, o passageiro deve procurar um empregado da estação, que lhe prestará assistência, ou ligar para o Metrô Denúncia (3455-4566), serviço que funciona 24h, todos os dias.
Sobre climatização dos trens, destacamos que os condicionadores de ar dos vagões passam por manutenções periódicas e, quando verificada falha, são encaminhados para oficina. Caso o passageiro note algum problema, pode fazer a denúncia na Ouvidoria informando data e número do trem, através do telefone (81) 2102-8580, por email (ouvidoria-rec@cbtu.gov.br) ou presencialmente na sede da Companhia, rua José Natário, 478, Areias.
Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC
Não localizamos uma assinatura ativa do JC para esta conta.
Para acessar este e outros conteúdos exclusivos, assine aqui.
Seu e-mail não é {{ email }} ou precisa trocar de conta?
Entre novamente.
{{ signinwall.metadata.blocked_text }}
Já é assinante?
Selecione o seu plano
{{ plans.first.name }}
R$ {{ plans.first.formatted_price }} /{{ plans.first.subscription_type }}
{{ plans.first.paywall_description }}
{{ plans.second.name }}
R$ {{ plans.second.formatted_price }} /{{ plans.second.subscription_type }}
{{ plans.second.paywall_description }}
{{ plans.third.name }}
R$ {{ plans.third.formatted_price }} /{{ plans.third.subscription_type }}
{{ plans.third.paywall_description }}
Pagamento
Assinatura efetuada com sucesso!
Agora você tem acesso a todo o conteúdo do nosso portal!
voltar para o conteúdoNão foi possível realizar sua assinatura.
Por favor, verifique as informações de pagamento e tente novamente.