O dono da lanchonete que teria filmado um entregador por aplicativo e o humilhado por causa das roupas que vestia se pronunciou. O caso aconteceu no bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife. Jader Martins de Sena, proprietário da hamburgueria onde o fato aconteceu, se pronunciou por meio de nota.
Ele disse que não teve o intuito de humilhar ou degradar a honra de Breno Matheus José Cardoso. Ao se referir à vestimenta do profissional, ele se referia à segurança de Breno, tendo em vista que, segundo o proprietário do estabelecimento, a utilização da calça é essencial para a segurança dos entregadores, durante o período de trabalho. Na nota, ele também pede desculpas a Breno Matheus e reconhece ter sido infeliz na escolha das palavras.
Confira a nota na íntegra:
Nos últimos dias foi veiculado nas redes sociais um vídeo filmado por mim no Instagram da hamburgueria “Jader Burguer”, numa área onde os motoqueiros aguardam os pedidos para entrega. O conteúdo do vídeo, por muitos já conhecido, foi motivo de grande repercussão na mídia e, por isso, se faz necessária a presente nota.
Esclareço que em momento algum tive o intuito de macular a honra do entregador que se sentiu ofendido, quando me referi à sua vestimenta, quis abranger no tocante à sua segurança, tendo em vista que a utilização de calça é, de certo modo, essencial pelos entregadores para que reste preservada sua segurança durante o período laboral e por isso, na hamburgueria “Jader Burguer”, os funcionários que realizam as entregas utilizam a calça como vestimenta de trabalho para que seja amparada a sua integridade física.
Reconheço que fui infeliz nas minhas palavras, implicando numa interpretação totalmente diversa a minha real intenção. Peço minhas profundas desculpas ao Breno e entendo sua mágoa. Cabe evidenciar que compreendo plenamente a inestimável importância desses profissionais, e inclusive, no início do repercutido vídeo, início falando da importância de ajudá-los por meio de gorjeta, como também, sempre estive ao lado dos meus funcionários prestando todo o apoio necessário durante a atual pandemia.
Por fim, reitero que não tive o intuito de humilhar ou degradar a honra do Sr. Breno, como também, peço desculpas à todos os profissionais que se sentiram ofendidos.
JADER MARTINS DE SENA
Recife, 13 de Abril de 2021.
A empresa Ifood também se manifestou sobre o ocorrido. Ela prestou solidariedade ao entregador e disse que já está em contato para também oferecer apoio psicológico.
O Ifood disse ainda que repudia qualquer ato de discriminação e preza pelo respeito em todas as relações que mantém com os seus parceiros e com a sociedade.
A empresa está à disposição para colaborar com a investigação do caso.
"O iFood presta solidariedade ao entregador parceiro e já está em contato para também oferecer apoio psicológico. A empresa reitera que repudia qualquer ato de discriminação e preza pelo respeito em todas as relações que mantem com os seus parceiros e a sociedade. Nestes casos, é importante que seja feito registro de boletim de ocorrência (BO) e contato com a empresa pelos canais oficiais de atendimento via aplicativo. Ao receber qualquer tipo de relato como este, o iFood apura as ocorrências. A empresa está à disposição para colaborar com a investigação do caso."
A Polícia Civil de Pernambuco também se pronunciou sobre o caso. Confira, na íntegra:
A Polícia Civil de Pernambuco, por meio da Delegacia de Policia de Repressão aos Crimes Cibernéticos, registrou na manhã desta terça-feira (13) ocorrência de injúria que vitimou um homem, de 18 anos. De acordo com informações, na noite da última segunda-feira (12) o homem, que trabalha como entregador de um aplicativo, esteve em um estabelecimento comercial. Depois, recebeu a informação de que havia um vídeo circulando nas redes sociais em que o proprietário do referido estabelecimento estaria comparando a vestimenta da vítima com a dos seus funcionários. O caso segue sob os cuidados da Delegacia de Crimes Cibernéticos sob responsabilidade do delegado Eronides Meneses.
Esse caso aconteceu no último fim de semana. Em um vídeo, que circula nas redes sociais, o entregador Breno Matheus teria sido constrangido pelo dono da hamburgueria, por estar realizando a entrega dos lanches trajando uma bermuda, diferentemente dos funcionários da lanchonete, que realizam os atendimentos usando calça.
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