Integração temporal é implantada em estações do metrô do Recife

Sistema de integração temporal ônibus-metrô passará a valer a partir deste sábado (9), em ambas as estações
Cerca de 8 mil usuários que viajam nas linhas de integração do Metrô do Recife através dessas estações, precisam ficar atentos às mudanças Foto: Imagem: Marcos Spigga / TV Jornal


A partir deste sábado (9), as estações Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, e Cosme e Damião, na Várzea, Zona Oeste do Recife, passam a operar com o esquema de integração temporal ônibus-metrô.

Os cerca de 8 mil usuários que viajam nas linhas de integração do Metrô do Recife, utilizando essas estações, precisam ficar atentos às mudanças. O usuário poderá se deslocar com o pagamento de apenas uma tarifa, no prazo de duas horas. O sistema já foi implantado em outras quatro estações. Para alguns, a integração temporal trouxe benefício, mas, para outros, é motivo de reclamação.

>> Estação Recife funcionará em esquema de integração temporal

>> Insegurança e estrutura precária: descaso na Integração da Joana Bezerra

>> Após paralisação, Metrô do Recife volta a funcionar

Confira

O que muda?

Com a mudança, os 8 mil usuários que diariamente fazem a integração metrô/ônibus nessas estações farão o segundo embarque exclusivamente com o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Comum, Trabalhador, Estudante ou Livre Acesso, sem que seja debitada uma nova tarifa, dentro do período de duas horas.

O usuário que desembarcarem nos terminais integrados deverão passar seu Cartão VEM na linha de bloqueios do Metrô para ter acesso às estações, sem o pagamento de uma nova tarifa. O acesso deve ser feito obrigatoriamente pela porta dianteira e passar o cartão no validador do coletivo, girando a catraca para completar o embarque.

Confira as linhas de embarque

  • 161 – TI Aeroporto/TI Prazeres
  • 206 – TI Barro/TI Prazeres (Jordão), no TI Prazeres
  • 2456 – TI Cosme Damião/TI Camaragibe (via Viana)
  • 2459 – TI Cosme e Damião/TI Caxangá, no TI Cosme e Damião

Integração temporal

Das 36 estações da CBTU Recife, 15 delas, ou seja, 41,67%, fazem parte do Sistema Estrutural Integrado – SEI e foram responsáveis por cerca de 55,6% dos passageiros transportados, no ano de 2018. Atualmente, são quatro as estações com integração temporal implantada:

  1. Estação Cavaleiro, desde julho de 2017.
  2. Estação Largo da Paz, desde junho de 2018.
  3. Estação Recife, desde abril de 2019.
  4. Estação Santa Luzia, desde agosto de 2019.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory