Saúde

NIMESULIDA: Saiba para que serve a nimesulida, contraindicações e efeitos colaterais do remédio

Medicação é amplamente usada para tratar dores, inflamações e febres; saiba mais sobre a nimesulida

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 21/06/2022 às 22:04
Notícia
Foto: Pixabay
Nimesulida pode ser encontrada sob forma líquida (administrada em gotas), ou como comprimidos, cápsulas, gel e supositório - FOTO: Foto: Pixabay
Leitura:

A nimesulida é um medicamento da classe dos anti-inflamatórios e possui efeitos analgésicos e antitérmicos.

Por essa razão, o remédio é normalmente indicado para tratar e controlar dores leves a moderadas, assim como inflamações e febres.

Contudo, a nimesulida é um medicamento tarja vermelha. Entenda para que serve o medicamento e como fazer o uso (quando necessário) do anti-inflamatório.

Para que serve a nimesulida? Quando devo tomar nimesulida?

A nimesulida é considerada um anti-inflamatório não esteroidal (AINE) — mesma classificação do ibuprofeno, por exemplo — e é indicada para tratar dores leves a moderadasinflamações e febres.

Por exemplo, o medicamento é bastante utilizado para combater dor de garganta, inflamação de vias aéreas, dores na articulação ou cólicas.

No entanto, por ser um medicamento tarja vermelha, a nimesulida só pode ser obtida nas farmácias com uma receita médica.

Como tomar a nimesulida?

A nimesulida pode ser administrada na forma de comprimido, cápsula, líquida (em gotas), supositório e gel.

Por essa razão, também ideal buscar orientação com um médico sobre a melhor forma de tomar o medicamento.

A versão em gotas, por exemplo, age mais rapidamente no organismo, enquanto a versão em gel é normalmente aplicada na pele para uma ação local, tópica.

Além disso, o ideal é que o paciente tome a nimesulida após refeições para reduzir o risco de um desconforto no estômago, caso seja administrado por via oral.

Em quanto tempo a nimesulida age?

A nimesulida leva, normalmente, 15 minutos para agir contra dores. Caso seja administrada para tratar febre, a ação deve levar de uma a duas horas.

Reações, contraindicações e precauções no uso da nimesulida

Como já explicado, a nimesulida só pode ser comprada com uma prescrição médica. A razão para isso é o fato de ser um medicamento extremamente potente — e com alguns efeitos colaterais e contraindicações.

Por exemplo, a nimesulida não pode ser administrada para menores de 12 anos e deve ser evitada por lactantes, mulheres que buscam engravidar e idosos.

No caso das grávidas, o uso do medicamento (quando liberado) deve ser acompanhado de perto por um médico ou cirurgião-dentista.

Além desses grupos, alérgicos a componentes da medicação, pacientes com problemas hepáticos, renais, cardíacos ou respiratórios, ou que tenham distúrbios gastrointestinais devem evitar a medicação.

Assim como o ibuprofeno e uma série de outros medicamentos, pessoas com suspeita de dengue não podem tomar a nimesulida pelo risco de hemorragias.

O consumo de álcool deve ser interrompido durante o período em que a nimesulida é administrada. Além disso, a nimesulida deve ser evitada quando já o uso de outros medicamentos — em especial anticoagulantes e anti-hipertensivos — pelo risco de interação medicamentosa.

De qualquer modo, é necessário avaliar com um médico qual o melhor medicamento para tratar a condição em questão.

Efeitos colaterais da nimesulida

O uso da nimesulida pode desencadear alguns efeitos colaterais comuns como diarreias, náusea e vômito.

De modo menos comum, a medicação também pode levar a coceira, erupção cutânea (na pele) e sudorese (suor em excesso).

Nos casos mais graves, a nimesulida pode causar hemorragia e retenção urinária. Caso perceba um desses sintomas, procure atendimento médico.

* Com informações da Veja Saúde

Comentários

Mais Lidas