
Reduzir a gordura abdominal tem sido um desejo de muitas pessoas, seja por questões de saúde ou estéticas. Além, é claro, da prática de exercícios físicos regulares, a alimentação também possui um papel fundamental nesse objetivo.
Recentemente, um estudo do Instituto de Medicina Social e Preventiva (IUMSP) do Hospital Universitário de Lausanne mostrou a importância de cinco alimentos para reduzir a gordura abdominal: ovos, iogurte natural, aveia, smoothies e whey protein.
Alimentos que ajudam a reduzir gordura abdominal
Uma alimentação equilibrada é fundamental para manter o funcionamento adequado do organismo. Sendo assim, é importante que as dietas sejam construídas junto a um profissional especializado.
A nutricionista Marianne Fazzi, especializada em emagrecimento, explica como os cinco alimentos listados abaixo ajudam a perder gordura. Confira.
1. Ovos

O ovo é conhecido por ser um alimento completo, independentemente da forma como é preparado. Segundo a nutricionista, esse alimento proporciona uma sensação de saciedade.
"Ela diminui as chances de fazer refeições extras, além de ser rico em nutrientes essenciais", pontua. Além disso, ela explica que o ovo é rico em aminoácidos e não possui níveis altos de calorias e carboidratos.
2. Iogurte natural
Por serem ricos em proteínas e gorduras saudáveis, os iogurtes naturais também podem ser considerados aliados de uma alimentação equilibrada.
Fazzi ressalta, contudo, que é importante que o consumo seja moderado e a opção deve ser sempre sem adição de açúcar. "O consumidor deve sempre optar por versões no sabor natural, sem açúcar e com poucos ingredientes", explica.
3. Aveia
Normalmente consumido como mingau, a aveia é uma fonte importante de fibras na dieta. O alimento, além de controlar o colesterol, também contribui para a saúde do intestino.
"O mingau de aveia é um preparação saudável que prolonga a sensação de saciedade, uma vez que sua digestão é fácil e lenta, contribuindo para o emagrecimento", detalha Fazzi.
Vale destacar que, se consumido em excesso, a aveia pode ter o efeito contrário e gerar constipação, conhecida também como prisão de ventre.
4. Smoothies

Embora os smoothies sejam opções práticas para o café da manhã, o que na realidade traz os efeitos benéficos na perda da gordura são as frutas e vegetais utilizadas na preparação.
"Consumir frutas e verduras nessa refeição é ideal para favorecer a saciedade e reduzir riscos de doenças", explica. A nutricionista ainda destaca que os smoothies ajudam a acelerar o metabolismo, a depender dos ingredientes.
5. Whey protein
Por ser rico em proteínas, como o próprio nome indica, o whey protein pode, além de ajudar no controle da glicemia, proporcionar mais saciedade quando comparado aos carboidratos.
Segundo Fazzi, essa baixa variação de glicose contribui para diminuir o apetite e garante uma sensação prolongada de saciedade.
* Com informações do Purepeople.
Comentários