
Quem bebe o chá de hibisco com frequência já deve conhecer alguns dos benefícios trazidos pela bebida, como reduzir o inchaço e ajudar na perda de peso. No entanto, um novo estudo revelou ainda mais benefícios trazidos pela infusão.
Pesquisadores da Universidade Tufts, nos Estados Unidos, chegaram à conclusão de que o chá de hibisco também pode ser utilizado no controle da pressão arterial, sendo um aliado potente no combate à hipertensão.
Chá de hibisco pode evitar AVC e ataque cardíaco, aponta estudo
O estudo dividiu 65 participantes hipertensos entre 30 e 70 anos de idade e que não faziam uso de medicamentos hipotensores em dois grupos: um que tomou três xícaras de chá de hibisco diariamente por 6 semanas e outro que consumia um placebo.
A conclusão foi de que aqueles pacientes que beberam chá de hibisco apresentaram uma diminuição na pressão arterial sistólica que podia chegar a até sete pontos quando comparadas àquelas que tomaram o placebo.
Também foi notada uma redução de até cinco pontos na pressão diastólica. Os resultados apontam para uma diminuição suficiente para evitar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como ataques cardíacos e acidente vascular cerebral, o AVC.
Como preparar chá de hibisco?
O chá de hibisco é preparado através de uma infusão, ou seja, adicionando as flores de hibisco em água fervente. Confira a receita e dicas da nutricionista especialista em nutrição esportiva e estética Laura de Souza Silva para preparar a bebida.
- Deixe ferver 1 litro de água
- Adicione de 1 a 2 colheres de sopa de flor de hibisco à água
- Tampe a panela ou chaleira e deixe abafar de 5 a 10 minutos
- Coe a bebida e coloque num recipiente de sua preferência, como uma jarra ou garrafa
Para aproveitar os benefícios, o chá deve ser consumido dentro de 24 horas, quente ou gelado.
Quem não deve tomar chá de hibisco?
O chá de hibisco deve ser evitado por gestantes, lactantes ou quem deseja engravidar, já que a bebida é hipotensora e esses grupos normalmente fazem uso de medicamentos para baixar a pressão.
"Caso associem os medicamentos à infusão de hibisco, podem ter uma queda muito alta da pressão, podendo desmaiar, ter dor de cabeça, náuseas ou até outras complicações médicas mais graves", alerta a nutricionista.
* Com informações do Metrópoles.
Comentários