UOL - O melhor conteúdo
Saúde

AVC EM JOVENS: O que causa AVC em jovens? Conheça os principais sintomas da doença entre os mais novos

Apesar da idade ser um fator de risco para o acidente vascular cerebral (AVC), casos entre jovens têm crescido. Conheça os sintomas de AVC em jovens e as possíveis causas

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 26/09/2022 às 9:31
Notícia
Freepik
Visão dupla e falta de equilíbrio são dois sinais bastante associados a um princípio de AVC - FOTO: Freepik

Com o envelhecimento, é comum que a preocupação com o desenvolvimento de algumas doenças cresça. Além do câncer e do Alzheimer, o acidente vascular cerebral (AVC) também costuma ser bastante associado à idade.

Embora seja mais comum entre os idosos, o número de casos de AVC entre jovens tem aumentado consideravelmente em algumas partes do mundo.

Nos Estados Unidos, por exemplo, uma pesquisa publicada na revista científica Journal of American Heart Association mostrou que os casos de AVC em pessoas de 25 a 44 anos aumentaram 44% entre 2000 e 2010.

Mas quais são exatamente os sintomas de um derrame cerebral que podem acender um alerta entre os mais novos? E quais são as causas de AVC entre os jovens?

O que causa AVC em jovens?

De acordo com o médico neurologista Renato Bauab, do Hospital do Coração (HCor), alguns fatores podem aumentar o risco de AVC não somente entre os mais jovens, mas também entre idosos. Entre eles estão:

  • estresse provocado pela rotina acelerada;
  • má alimentação;
  • sedentarismo;
  • obesidade;
  • uso excessivo de álcool e drogas.

Quais são os sintomas de AVC em jovens?

Os sinais de um AVC podem ser, algumas vezes, silenciosos e não costumam ter muitas diferenças quando acometem jovens ou idosos. Alguns dos sintomas associados a um acidente vascular cerebral envolvem habilidades motoras, como:

  • falta de equilíbrio e de coordenação motora;
  • perda da força;
  • paralisia do rosto, ou até mesmo de um lado inteiro do corpo;
  • dificuldade para falar ou engolir.

Outros sintomas comuns afetam a visão, como a diplopia — a visão dupla, turva ou embaçada. Além disso, também pode ser comum entre algumas pessoas a sensação de enxergar uma "sombra".

Como prevenir AVC?

Apesar da idade ser um dos principais fatores de risco para o AVC, uma mudança de hábitos pode ajudar a evitar o desenvolvimento da doença cardiovascular.

Na alimentação, por exemplo, o ideal é que esta seja equilibrada e com pouca presença de gorduras saturadas, já que o acúmulo pode provocar problemas na circulação sanguínea.

Também é recomendado investir nas atividades físicas regulares, controlar o peso corporal e evitar hábitos como o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas de maneira excessiva.

Com informações do VivaBem, do UOL.

Comentários