
A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição que assusta pelos sintomas associados e por aumentar o risco de um acidente vascular cerebral (AVC).
Cerca de 25% — ou um em cada quatro — dos brasileiros sofre com hipertensão, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Isso representa, no país, aproximadamente 35 a 40 milhões de pessoas.
A pressão arterial se torna um problema quando esta é igual ou superior a 130/80 mmHG, ou seja, 13 por 8. Nesse caso, é preciso ter atenção e consultar um profissional de saúde para saber como agir.
Contudo, apesar de ser um problema de saúde que muitas vezes está relacionada ao histórico familiar do paciente, em muitos casos é possível manter a pressão arterial sob controle com alguns hábitos do dia a dia.
Cardiologista lista 5 hábitos que ajudam a manter a pressão arterial controlada
Embora os hábitos listados pelo médico cardiologista Carlos Rossi, do Hospital Sírio Libanês, possam ajudar a controlar a pressão arterial, ele explica que em alguns casos ainda é necessário o uso de medicamentos.
"Caso a pessoa já tenha uma boa saúde e mesmo assim apresente a doença, provavelmente há um fator genético e o uso de medicamentos se faz necessário", argumenta o médico.
1. Praticar exercícios físicos
Realizar atividades físicas regularmente ajuda a prevenir não somente a pressão alta, mas outras doenças cardiovasculares. Isso porque após o exercício, através do controle da respiração e do esfriamento do corpo, ocorre uma diminuição da pressão arterial.
2. Manter uma alimentação equilibrada
Ter hábitos alimentares saudáveis e ricos em vegetais e legumes é fundamental para manter a saúde do organismo, e isso inclui o controle da pressão arterial. Rossini explica que a redução de 5% da massa corporal já ajuda a diminuir os riscos de desenvolvimento da condição.
3. Dormir bem
Ter uma boa noite de sono traz muitos benefícios e ajuda a reduzir o estresse e o cansaço, mas também traz benefícios ao sistema cardiovascular. Isso porque a pressão arterial cai de forma natural para permitir um descanso ao coração.
4. Meditar
A prática da meditação ajuda a baixar a pressão alta justamente por reduzir o estresse e o nervosismo, que em geral provocam o aumento da pressão arterial. O médico pontua, inclusive, que o transtorno de ansiedade pode ser um dos fatores de risco para a doença.
5. Não fumar
Além de diminuir a oferta de oxigênio ao coração e aos vasos sanguíneos, a nicotina presente nos cigarros também pode provocar o aumento da pressão arterial e outros problemas no coração. Sendo assim, evite o tabagismo.
Com informações do Metrópoles.
Comentários