Mobilização

Marcha no Recife Antigo luta contra o trabalho infantil

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 10/10/2018 às 10:43

-Foto: Renato Spencer/Acervo JC Imagem

Acontece nesta quarta-feira (10), no Recife Antigo, a 6ª Edição da Marcha Pernambuco contra o Trabalho Infantil. A ação é promovida pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FEPETIPE), buscando chamar a atenção contra essa violação de direitos da criança e do adolescente. A marcha inicia-se às 14h, mas a concentração será no Parque 13 de Maio, a partir das 13h30.

Além de dar visibilidade ao tema, a mobilização busca chamar a atenção à responsabilidade social contra esse tipo de crime. No Brasil, mais de 2,6 milhões de jovens, na faixa etária de 5 e 17 anos, são vítimas do trabalho infantil. Em Pernambuco, o número é de 123 mil. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD/IBGE) 2015.

O trabalho infantil é um fenômeno decorrente de vários problemas sociais, como a falta de vagas nas creches, a má qualidade do ensino e a dificuldade de conter a evasão escolar dos adolescentes. De acordo com a Lei 10.097, de 19 de dezembro de 2000, a atividade profissional para adolescentes a partir de 14 anos deve ser apenas na condição de aprendiz. Qualquer outra forma de trabalho para uma criança ou um adolescente pode gerar uma reclusão de dois a quatro anos, mais multa.

O percurso

A Marcha será iniciada no Parque 13 de Maio e seguirá pela Ponte Princesa Isabel, Praça da República, Ponte Buarque de Macedo e Marco Zero do Recife. No Centro do Recife serão realizadas algumas atividades culturais, além de apresentações de teatro, percussão, danças e depoimentos de adolescentes que já trabalharam durante a infância, chamando a atenção para este combate.

Para a auditora fiscal do trabalho e coordenadora do Projeto de Combate ao Trabalho Infantil, Lívia Macedo, a caminhada é uma forma de não deixar o crime despercebido para a sociedade. “Vemos diariamente crianças vendendo coisas nas praias, nos sinais, mas já acontece tanto que acaba não sendo mais um absurdo ver. O trabalho infantil tem se tornado tão comum que no dia-a-dia, que não conseguimos perceber a violação de direitos que essas crianças estão sofrendo”, comenta.

SERVIÇO

O que? VI Marcha Pernambuco contra o Trabalho Infantil

Dia: Quarta-feira, 10 de outubro.

Horário: A partir das 13h30min. Saída às 14h.

Local: Concentração no Parque 13 de Maio.

Percurso: Ponte Princesa Isabel, Praça da República, Ponte Buarque de Macedo e Marco Zero do Recife.

+VÍDEOS