Violência

Vídeo: PM agride cadeirante que tentava defender filho de abordagem truculenta no Recife

Em um dos vídeos mostra o cadeirante no camburão da Polícia Militar e um dos agentes até joga o coletor de urina, que havia caído, em cima do homem

Catêrine Costa
Catêrine Costa
Publicado em 14/11/2022 às 16:29
Notícia
Imagem: Wellington Lima
Cadeirante foi agredido por policiais militares - FOTO: Imagem: Wellington Lima

Câmeras de celular registaram o momento em que policiais militares agridem um homem cadeirante em Nova Descoberta, Zona Norte do Recife. 

A abordagem da polícia foi filmada pelos vizinhos da vítima. Nas imagens, é possível ver o homem no chão; ao lado, a cadeira de rodas.

Vendo a situação, parentes tentam colocá-lo de volta na cadeira. Em um outro momento do vídeo, um dos policias que participa da abordagem, abre o porta malas e começa a gritar.

Em seguida, ele se aproxima da esposa do cadeirante, que está filmando a ação e derruba o celular dela.

Outro vídeo, já mostra o cadeirante no camburão. O PM joga até o coletor de urina, que tinha caído, em cima dele. As imagens foram gravadas na última quinta-feira (10). Veja vídeo:

 

A VÍTIMA

A vítima foi o aposentado Rogério Felix, de 44 anos, que ainda se recupera das lesões, que ficaram na perna.

Segundo ele, policiais do 11 BPM estavam abordando pessoas no alto da telha. Uma delas, o filho dele.

"Eu vi que abortarem ficou mais de 15 minutos e ele já estava agredindo meu filho com chutes, dedo no rosto, falando alto. Eu não fui lá para intervir na abordagem não, eu fui lá para tentar amenizar!, contou o cadeirante.

A esposa de Rogério, a dona de casa Silvana Batista vendo o marido sendo agredido, começou a filmar a abordagem Ela diz que foi insultada e ameaçada o tempo todo, pelo mesmo policial.

"Ameaçando, xingando, inclusive, colocou a arma na minha cabeça". A mulher foi algemada e levada para a delegacia. 

Lá, segundo ela, após reclamar que as algemas estavam apertadas, foi xingada e um dos agentes apertou ainda mais. 

Cinco pessoas da família foram levadas para a central de plantões. Lá o cadeirante teve que assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência por Lesão corporal e desacato, mas ele prestou queixa contra o policial na delegacia do Alto do Pascoal e também procurou a corregedoria da Secretária de Defesa Social  (SDS) para denunciar a ação truculenta.

O QUE DIZ A POLÍCIA MILITAR

Veja na íntegra nota da Polícia Militar de Pernambuco:

"A Polícia Militar informa que, na última quinta-feira (10), uma equipe do 11° BPM realizava rondas em Nova Descoberta, quando se deparou com um homem numa motocicleta sem capacete. Ao realizar a abordagem, ele desobedeceu às ordens dos policiais. Neste momento, duas pessoas proferiram palavras de calão contra o efetivo. E um deles agrediu um PM com socos.

Foi necessário usar a força para deter os envolvidos. Neste momento, outras duas mulheres se envolveram na ocorrência ameaçando e agredindo o policiamento, que solicitou apoio e encaminhou os cinco para a Central de Plantões".

O QUE DIZ A SDS

Veja o que diz a Secretária de Defesa Social de Pernambuco:

"Informamos que a Corregedoria Geral da SDS recebeu a denúncia e instaurou uma Investigação Preliminar para apurar os fatos.

Serão coletados os relatos e outros elementos de modo a esclarecer o ocorrido. Caso haja fortes indícios de infração disciplinar, será aberto um Procedimento Administrativo Disciplinar em desfavor dos policiais envolvidos". 

+VÍDEOS