Eleições 2014

TRE fala sobre documentação e o que é permitido nos locais de votação

É preciso levar um documento oficial com foto e título de eleitor e não pode ir acompanhado

Site Da TV Jornal
Site Da TV Jornal
Publicado em 05/10/2014 às 9:00
-Reprodução/TV Jornal
As mudanças são pequenas a cada eleição, mas as duvidas ainda persistem nos eleitores. Não é permitido votar com celular ou câmera fotográfica e filmadora em função do sigilo do voto. Os mesários estão orientados a não permitir que os eleitores entrem na cabine portando os equipamentos. Deve-se levar um documento oficial com foto e título de eleitor. Quanto as proibições, não pode ir às urnas acompanhado.

Será permitido votar junto de outra pessoa apenas os eleitores com mobilidade reduzida ou idosos. Os acompanhantes deverão ser de confiança e não precisão pedir autorização prévia. Familiares que desejam levar parentes para dentro da cabine estão proibidos. O eleitor pode comparecer a zona eleitoral com adesivos e vestimentas de determinado candidato, mas aglomeração de grupos com fardas políticas já pode ser considerado boca de urna, crime eleitoral.

-Reprodução/TV Jornal
Doze cidades usaram o voto biométrico - tecnologia que identifica o eleitor pelas digitais, nas eleições em 2012. Este ano, já são 47 municípios com a biometria. A máquina pode efetuar até oito tentativas de leitura por pessoa. Caso haja problemas na máquina, o mesário deve conferir os documentos, a fotografia e a assinatura para libertar o voto.


+VÍDEOS