Pesquisa

Pernambuco registra mais de 9 mil ocorrências de violência contra mulher

Dados da OMS mostram que um terço das mulheres são vítimas de agressão em todo o mundo

Site Da TV Jornal
Site Da TV Jornal
Publicado em 25/11/2014 às 13:00

-Reprodução/TV Jornal
O dia 25 de novembro é considerado o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher. Os dados divulgados pela Organização Nacional da Saúde (OMS) mostram que um terço das mulheres são vítimas de violência no mundo. O levantamento ainda revela que 7% delas correm o risco de serem vitimas em algum momento da vida. Em Pernambuco, são 9.700 ocorrências registradas em 10 delegacias especializadas no assunto. A violência contra a mulher é considerada uma pandemia mundial.

Segundo a coordenadora do Departamento de Polícia da mulher, Lenice Valentin, houve uma mudança no tipo de crime denunciado pelas mulheres, através da Lei Maria da Penha desde 2006, que antes era lesão corporal. O maior número de ocorrência são de ameaças, no espaço privado ou público, o que deixa a mulher em maior vulnerabilidade por conta do machismo.

O Centro de Referência Clarice Lispector recebem vítimas de violência doméstica, familiar e sexual, além de oferecer apoio psicossocial e jurídico. Segundo a coordenadora do núcleo, Tânia Tenório, os agressores geralmente são pessoas próximas, sendo parentes ou companheiros. Ainda de acordo com a coordenadora, procurar construir relações igualitárias entre homens e mulheres é uma das principais soluções iniciais.

+VÍDEOS