Procurado

Tenente da PM acusado de agressão é preso após se apresentar no DHPP

Na terça (27), o amigo do oficial que também participou do crime foi detido e levado ao Cotel

Site Da TV Jornal
Site Da TV Jornal
Publicado em 29/01/2015 às 8:00

-Reprodução/TV Jornal
O tenente da Polícia Militar (PM), Joacir Justino da Silva, 42 anos, acusado de agredir um segurança de bar no bairro do Derby, região central do Recife, se apresentou à delegacia na tarde desta quarta-feira (28). O oficial teve a prisão preventiva decretada e estava sendo aguardado no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Desde a última terça (27), o produtor cultural Gleidnaldo Silva Santos, 33, que também participou do crime, já havia sido detido e encaminhado ao Centro de Triagem de Abreu e Lima (Cotel).

O militar permaneceu no DHPP por duas horas até a chegada de familiares para que a prisão fosse informada. O capitão do batalhão onde o acusado está lotado acompanhou o procedimento. Joacir entrou na viatura sem dar entrevista aos jornalistas e foi encaminhado para o Centro de Reabilitação da Polícia Militar de Pernambuco (CREED). O advogado de defesa, Antônio Ferreira, alegou que o cliente estava em tratamento psiquiátrico e, por isso, demorou mais de 24 horas para se apresentar depois que o mandado de prisão foi expedido pela Justiça.

Segundo a alegação da defesa, desde o início das investigações, o problema psiquiátrico do tenente seria classificado como transtorno bipolar. O argumento deve ser usado ao longo de todo o processo judicial para tentar justificar a ação violência do oficial contra o segurança de bar Lucas Silva. O advogado do réu também pretende desqualificar os depoimentos de várias testemunhas, que contribuíram para a acusação de tentativa de homicídio qualificado contra Joacir Justino.

O crime aconteceu no dia 13 de dezembro e foi registrado por câmeras de segurança. A vítima foi espancada com socos e pedradas na frente do estabelecimento onde trabalhava, no bairro do Derby, região central do Recife. As agressões ocorreram depois de uma discussão entre o vigilante e o tenente da PM por causa do consumo de bebidas no bar, que estava fechando.



+VÍDEOS