Economia

Detran-PE aumenta taxas e acaba com gratuidades

Com a medida, o órgão passou de 53 para 121 taxas solicitadas, 68 a mais que no ano passado

Site Da TV Jornal
Site Da TV Jornal
Publicado em 26/01/2016 às 14:00

-Reprodução/TV Jornal
O Governo de Pernambuco decidiu aumentar e acabar com a gratuidade das tarifas cobradas pelos serviços prestados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE). Com a medida, o instituto passou de 53 para 121 taxas solicitadas, 68 a mais que no ano passado. Além de novas cobranças, os tributos também tiveram um aumento de 10,66%, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A novidade não agradou os motoristas. “Vejo como mais uma forma de subtrair. Já pagamos altas taxas, altos impostos e uma qualidade de serviço fraca”, contou o administrador de empresas Vilar Bernardes. Entre os impostos e taxas pagos anualmente para os veículos, se destaca o aumento do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotores (IPVA), anunciado pelo governo em setembro de 2015 como parte do pacote de ajuste fiscal.

A contadora Andressa Lima foi surpreendida pela cobrança de uma taxa para o pedido de isenção. Segundo ela, nos últimos 6 anos não era preciso pagar nada, mas agora a quantia é de R$185. “Eu acho um absurdo. A gente está pedindo isenção e ter que pagar esse valor. Dizem que é para a junta médica, então vou pedir um recibo para tentar deduzir do imposto de renda, para não ter tanto prejuízo”, falou a mulher.

A quota aplicada aos carros de até 180 cavalos passou de 2,5% para 3%, uma variação que resultou num aumento de 20% na cobrança do imposto. Para motocicletas, esse mesmo aumento chega a 50%. Nas categorias mais comuns, de 50 a 300 cilindradas a porcentagem passou de 2 para 3%. “Antigamente uma moto com 50 cilindradas e uma de 1.200 pagavam a mesma alíquota, de 2%. Agora foi criada uma progressividade, ou seja, o imposto passou a ser mais justo”, explicou o secretário da Fazenda Erasmo Peixoto.

A Secretaria Estadual da Fazenda prevê que os reajustes gerem uma arrecadação de um bilhão neste ano, 25% a mais que no ano passado. Em relação as novas taxas que estão sendo cobradas, o Detran-PE informou que fazem parte do pacote de reajustes fiscais do Estado.

VEJA TAMBÉM:
>>Novas regras do Detran incluem câmeras nas salas de formação de condutores
>>Após regularização, Detran intensifica blitz e apreende mais de mil cinquentinhas
>>Detran-PE inicia vistoria de transportes escolares
>>Detran-PE prorroga prazo de condutores que já deram entrada na documentação

+VÍDEOS