Educação

Matrículas das escolas municipais do Recife começam nesta segunda (28)

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 27/11/2016 às 16:00

-Andréa Rêgo Barros/PCR

Começam nesta segunda-feira (28), às 8h, as matrículas da rede municipal de ensino do Recife para o ano letivo de 2017. São 309 escolas, creches e creches-escolas com mais de 15 mil vagas abertas para alunos novatos. A rede municipal oferece turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA).

Para garantir uma vaga, é preciso fazer a reserva pelo site da prefeitura, até o dia 9 de dezembro. No sistema online de matrícula, o interessado informa a série que pretende cursar e confirma a escola escolhida. Em seguida, imprime o comprovante de conclusão do processo. Quem não puder imprimir, pode salvar o número do protocolo e imprimir o comprovante na escola, quando for confirmar a matrícula. A Secretaria de Educação alerta que as reservas online sejam feitas o mais rápido possível para garantir que a escola de sua preferência ainda esteja disponível.

O período de confirmação das matrículas acontece entre os dias 12 e 16 de dezembro, quando o responsável pelo aluno deve comparecer à escola. É obrigatório levar o comprovante da reserva de matrícula online, documento de transferência da escola de origem, duas fotos 3x4 recentes e cópias da certidão de nascimento ou RG, carteira de vacinação, cartão do SUS e comprovante de residência. Os beneficiários do Bolsa Família também devem levar cópia do Número de Identificação Social (NIS). Os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) ainda devem apresentar o CPF, pois precisarão dele para retirada do Passe Livre Recife, que dá direito a 70 passagens de ônibus por mês.

Quem tiver dúvidas, pode ligar para o 0800 200 6565, de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h. Outra opção é enviar e-mail para [email protected].

Educação especial

No ato da reserva da vaga, também é preciso informar se o estudante tem algum tipo de deficiência. Os alunos com deficiência auditiva devem priorizar a matrícula nas sete escolas que têm salas bilíngues, onde eles vão aprender Libras como primeiro idioma e português como segunda língua. As escolas municipais que têm salas bilíngues são: Padre Antônio Henrique (Derby), Mário Melo (Campo Grande), Rozemar de Macedo Lima (Casa Amarela), Vila Santa Luzia (Cordeiro), Governador Miguel Arraes de Alencar (Estância), Cristiano Cordeiro (Cohab/Ibura) e Karla Patrícia (Boa Viagem).

Polos de matrícula

Quem tiver dificuldade de acesso à internet pode fazer a matrícula nos computadores de uma das 36 escolas municipais de Anos Finais do Ensino Fundamental ou em uma das 18 Unidades de Tecnologia na Educação (Utecs). Esses polos de matrícula funcionam de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e os endereços estão disponíveis no site da matrícula.

+VÍDEOS