Direito

Mutirão orienta passageiros que tiveram Vem Livre Acesso bloqueado

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 10/05/2017 às 7:50

-Reprodução/TV Jornal

A Defensoria Pública de Pernambuco e o Grande Recife Consórcio realizam nesta quarta-feira (10) uma ação gratuita para orientar os passageiros de ônibus que tiveram o Cartão Vem Livre Acesso, destinado aos deficientes, bloqueado. A iniciativa ocorre na sede da Defensoria, na Rua Marques do Amorim, número 127, na Boa Vista, área central do Recife.

O objetivo é atender cinquenta passageiros e explicar o motivo do cancelamento do cartão Vem Livre Acesso, orientando as pessoas sobre quais as formas de recorrer. Os usuários que tiveram os benefícios cortados terão os casos analisados e poderão efetuar uma renovação do cadastro ou abrir um processo administrativo para poder obter o benefício novamente.

Para participar do próximo mutirão da Defensoria Pública, basta ligar para o 0800.081.0129.

Confusão

No último dia 6 de março, último dia para agendar o recadastramento do Vem Livre acesso foi marcado por longas esperas e muito tumulto. Centenas de pessoas procuraram os postos de recadastramento reclamando que não conseguiram marcar o atendimento pelo telefone ou pelo site.

Cerca de 50 mil pessoas com deficiência perdera o direito a gratuidade nos ônibus pela falta do recadastramento. Quem conseguiu agendar reclamavou das longas esperas.

Direito

O transporte gratuito para pessoas com deficiência foi estabelecido pela lei 14.916/2013. Atualmente, 89.624 usuários usufruem do direito. Para solicitar o benefício é preciso apresentar a documentação atualizada original (cédula de identidade, inscrição do Cadastro de Pessoa Física, comprovante de residência), além de laudos, declarações e/ou exames anteriores que comprovem a deficiência.

O agendamento deve ser feito pelo telefone (81) 3125-7575 ou 0800.081.0158 até as 19h ou pelo site [clique aqui]. O recadastramento acontece de segunda a sexta, das 7h às 17h, presencialmente no endereço avenida Mascarenhas de Morais, número 1999, Imbiribeira.

Confira quais são os documentos necessários

RG;

CPF;

Comprovante de residência;

Além de laudos, declarações e/ou exames anteriores que comprovem a deficiência.

+VÍDEOS