CASA FORTE

Sem padre Edwaldo, 39º Festa da Vitória Régia acontece no Recife

TV Jornal / Editoria de Cidades do JC Online
TV Jornal / Editoria de Cidades do JC Online
Publicado em 10/11/2017 às 14:33

-Foto: Filipe Ribeiro/JC Imagem

Em clima de saudade, a tradicional Festa da Vitória Régia chega a sua 39º edição nesta sexta-feira (10) no Recife. Durante 46 anos, o evento esteve sob o comando do padre Edwaldo Gomes, pároco da Igreja de Casa Forte, falecido em julho deste ano. Em 2017, a festa homenageia os paroquianos, enquanto une uma corrente do bem em prol da Casa da Criança Marcelo Asfora, que atende 120 crianças e adolescentes com idades entre sete e 14 anos.

São esperadas cerca de 50 mil pessoas durante os três dias de festa, de 10 a 12 de novembro, na Praça de Casa Forte, Zona Norte do Recife. A abertura do evento está marcada para as 18h, com a presença do pároco Deyvson Soares. Ainda na sexta-feira, a programação conta com apresentações de pastoril e das bandas Los Cubanos e Toca de Cuco.

No sábado (11), a programação tem início às 16h, com corrida e caminhada. A noite ainda conta com atrações como Bruno Flor de Lótus, banda Som de Vinil e Bernil. No domingo (12), tem passeio ciclístico com saída em frente à Matriz de Casa Forte. Às 11h, o Palhaço Chocolate promete animar a criançada. O encerramento do evento acontece às 20h.

“É um ano para recordar os protagonistas desta comemoração tão tradicional na cidade: os paroquianos”, destacou o pároco Dayvson Soares. A primeira edição sem o fundador promete ser marcada pela saudade. "Falar do evento é falar do padre Edwaldo. Ele nos mostrou um exemplo de igreja viva e, por isso, a festa continua. Ficamos com esse legado. O peito fica apertado de saudade, mas seu exemplo é iluminador. Vamos sentir a presença dele", afirma o padre.

Trânsito

A Prefeitura do Recife montou um esquema de monitoramento e apoio para a realização da Festa da Vitória Régia. Profissionais da PCR, entre Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Diretoria Executiva de Controle Urbano (Dircon) e Secretaria de Saúde, vão trabalhar em ações de trânsito, controle urbano e saúde.

Com o intuito de permitir a montagem e a desmontagem da estrutura da festa, a CTTU dá início à ação com o bloqueio da pista oeste da Praça de Casa Forte, no trecho entre a Rua Visconde de Ouro Preto e a Avenida 17 de Agosto, a partir das 7h desta quinta-feira (9) até a madrugada da segunda-feira (13).

Além disso, devido ao grande número de pessoas esperadas para o evento, a Autarquia também irá montar nove pontos de monitoramento com o intuito de bloquear a circulação de veículos em todas as ruas que dão acesso ao local da festa. Portanto, os bloqueios serão montados sempre das 15h até 1h do dia seguinte, a partir da sexta-feira (10), na pista leste da Praça de Casa Forte, no trecho entre a Avenida 17 de Agosto e a Rua Jerônimo de Albuquerque, bem como na Rua Dona Anunciada de Morais. Apenas os moradores devidamente identificados com um comprovante de residência terão acesso à localidade.

Para acessar ou sair da área da festa, os condutores poderão utilizar a Estrada das Ubaias ou a Avenida 17 de Agosto, que possuem tráfego no sentido duplo de circulação. Os motoristas que estiverem no local com o intuito de acessar o centro da cidade também poderão utilizar a Estrada do Encanamento. A CTTU aconselha o público a chegar cedo ao evento para evitar retenções. O ideal é deixar o carro em casa e utilizar o transporte coletivo. Outra opção é ir em grupo em um mesmo veículo. Os veículos que insistirem no estacionamento irregular serão autuados com multas entre leve, média e grave, no valor de R$ 88,38 (três pontos na CNH), R$ 130,16 (quatro pontos na CNH) ou 195,23 (cinco pontos na CNH), além do risco de ter o veículo rebocado.

Durante a 39ª Festa da Vitória Régia, a CTTU também vai monitorar uma corrida e um passeio ciclístico promovidos pela organização do evento, que acontecem no sábado (11) e no domingo (12), respectivamente. No sábado, a partir das 16h, a corrida terá início na Praça de Casa Forte, segue pela Rua Oliveira Góes, Rua Engenheiro Jair Furtado Meirelles, Rua Jorge Gomes de Sá e Rua Afonso de Albuquerque Melo, com retorno pelo mesmo percurso até a Rua Oliveira Góes. Um efetivo de 20 agentes de trânsito vai monitorar o percurso dos participantes com o intuito de garantir a segurança viária. Os bloqueios serão itinerantes, montados apenas durante a passagem dos participantes.

Já o passeio ciclístico ocorre no domingo, a partir das 8h30, com saída na Praça de Casa Forte, e passa pela Avenida 17 de Agosto, Avenida Parnamirim, Avenida Rui Barbosa, Praça do Entroncamento, Avenida Conselheiro Rosa e Silva, Estrada do Arraial, Estrada das Ubaias, encerrando na Rua Visconde de Ouro Preto, por volta das 11h. Na ocasião, oito batedores da CTTU irão acompanhar o evento, também com bloqueios itinerantes.

Controle Urbano

Com uma equipe de 50 profissionais a cada dia, incluindo fiscais, supervisores, coordenadores e auxiliares de apreensão, a Diretoria Executiva de Controle Urbano do Recife (Dircon) vai atuar para garantir a organização e controle do comércio informal na Festa da Vitória Régia. O monitoramento acontecerá nos três dias do evento.

Cavaletes serão usados para delimitar o perímetro da festa e impedir que comerciantes informais não autorizados pela Igreja de Casa Forte (responsável pelo cadastro durante o evento) entrem na área. As esquinas com as ruas Casa Forte, Visconde de Ouro Preto, Edson Alvares, Jerônimo de Albuquerque, Dona Anunciada de Morais e Avenida 17 de Agosto serão monitoradas.

+VÍDEOS