Perigo

Bombeiros alertam sobre cuidados para evitar correntes marítimas

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 08/01/2018 às 15:25

-Reprodução/TV Jornal

Verão, estação do ano com muitos dias ensolarados, uma boa oportunidade para aproveitar as praias do Litoral Pernambucano. Entretanto, cuidados precisam ser seguidos para evitar acidentes no mar. Um dos perigos dos oceanos são as correntes marítimas, quase imperceptíveis aos olhos, as massas de água migram em distintos rumos, principalmente nessa estação do ano quando ocorre as mudanças dos fluxos de água.

Afogamento é a quinta maior causa de mortes no Brasil em pessoas de até 29 anos. De acordo com o Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros, André Ferraz, um descuido pode arrastar, até mesmo, um nadador olímpico para alto mar em questão de segundos. "Em casos de afogamentos é preciso manter a calma. O procedimento a ser seguido é boiar o corpo e acenar pedindo ajuda", explicou.

O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) orienta que as zonas de risco podem ser identificadas facilmente por manchas marrons, causadas pela areia e com uma espuma seguindo para alto-mar. O CBM registrou 250 salvamentos e 4 mortes por afogamentos nas praias de Recife, Olinda e Jaboatão no ano passado.

Afogamento

Na manhã do último domingo (7), um homem morreu afogado na praia de Enseada dos Corais, no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife. A vítima, que não teve sua identidade revelada, era um turista cearense e estava em Pernambuco há três dias.

Ele estava com a família e teria ido para uma parte pouco movimentada da praia. O homem caiu em uma vala e foi puxado pela correnteza.Os filhos conseguiram sair da água, mas ele não. O corpo do turista foi resgatado por populares já sem vida.

+VÍDEOS