Chuvas

Poluição do Rio Beberibe agrava alagamento em Jardim Brasil

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 13/04/2018 às 16:01

-Reprodução/TV Jornal

O tempo chuvoso está predominando em Pernambuco nos últimos dias. Em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, a chuva está causando transtornos aos moradores na Rua Caruaru, no bairro de Jardim Brasil. Os entulhos entopem os já deficientes sistemas de drenagem e dificultam o escoamento da água das chuvas, provocando alagamentos.

Basta surgir nuvens carregadas no o céu, para a preocupação tomar conta da população, não precisa chover muito para as ruas alagarem e a água invadir as residências. De acordo com os populares, a situação é provocada pelo entupimento da canaleta, que está dominada pelo lixo.

O descarte irregular dos resíduos domésticos pelos moradores se acumulam no Rio Beberibe, que corta bairros da capital pernambucana e de Olinda, até móveis e eletrodomésticos são encontrados no leito do rio. Por mês, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) recolhe, em média, nas coletas domiciliares, 42 mil toneladas de lixo. Só este ano, o órgão retirou da rede de drenagem (bueiros, galerias e canais) mais de 3.300 toneladas de dejetos.

Reciclagem

Na comunidade do Jacarezinho, no Porto da Madeira, a população se reuniu para limpar a sujeira. O grande problema é que crianças estão envolvidas com o trabalho, elas retiram o lixo reciclável e levam para o depósito para fazer o descarte correto, um risco para a saúde dos menores.

+VÍDEOS