Irregularidades

Desabamentos mostram necessidade de manutenção em prédios abandonados

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 02/05/2018 às 13:15

-Reprodução/TV Jornal

O recente desabamento de um casarão na Rua da Matriz, no Centro do Recife, reativou o alerta para a necessidade de manutenção de prédios abandonados em áreas antigas da cidade. Na última segunda-feira (30), a reforma sem orientação e o efeito das chuvas provocou o desabamento de parte da estrutura do prédio, deixando quatro pessoas feridas e causando transtorno para os moradores da área.

Acidentes em ocupações

Ainda nessa terça-feira (1), outra caso chocante foi registrado, no centro de São Paulo. Um incêndio, seguido de desabamento de um prédio ocupado, deixou ao menos 44 pessoas desaparecidas. De acordo com testemunhas o fogo começou no quinto andar do prédio, mas ainda não se sabe como. A perícia inicial ainda identificou que na instalação elétrica constava irregularidades.

O Recife vive um caso semelhante, com a Ocupação Marielle Franco, na Praça da Independência, no centro da cidade. O local estava desocupado há 10 anos e acumula uma dívida de mais de um milhão e meio de reais de IPTU. Ao todo, 80 famílias vivem no imóvel e, para adaptar todos, divisórias de madeira e gambiarras foram feitas para dividir os aposentos.

Dados

No Recife, há pelo menos 42 prédios desocupados e em sua grande maioria sem manutenção, com risco de desabamentos.

+VÍDEOS