VEM

Começam testes com biometria facial nos ônibus do Grande Recife

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 16/08/2018 às 13:15

-Reprodução/TV Jornal

Os ônibus do Grande Recife começam a testar a tecnologia da biometria facial para evitar fraudes no uso do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). A partir de novembro, mais de 2.800 veículos vão, ao poucos, ter o novo equipamento para biometria facial.

Os testes da novidade já começaram a ser feitos em 40 coletivos. Com a biometria facial, não é mais preciso fazer a identificação pela digital dos usuários dos cartões de gratuidades, o que deve agilizar o embarque dos passageiros.

Como vai funcionar

O procedimento é bem simples. Basta quem tem os cartões vem estudantil, livre acesso, passe livre e rodoviário aproximar e colocar o cartão na frente do validador. Enquanto isso, um equipamento registra todas as imagens do usuário. Depois, é só passar na catraca.

Quando o ônibus volta para a garagem, o validador transmite online para um setor de tecnologia da Urbana todas as informações capturadas. As imagens feitas dentro do coletivo são comparadas com as fotos do dono do cartão, cadastradas quando ele foi feito. Se quem usou a gratuidade não foi o proprietário do cartão, ele é cancelado em 48 horas.

Com a novidade, a expectativa é reduzir pela metade o número das fraudes com os cartões.

+VÍDEOS