Coronavírus

Covid-19: "Todas as vacinas, inclusive a CoronaVac, tem poder de combater a variante Delta", diz especialista; saiba mais

Médico infectologista Dr. Paulo Sergio concedeu entrevista no TV Jornal Meio-Dia desta quinta-feira (19)

Caterine Costa de Oliveira
Caterine Costa de Oliveira
Publicado em 19/08/2021 às 16:55 | Atualizado em 16/03/2022 às 16:05
 FOTO: RICHARDSON MARTINS/SESAU
FOTO: FOTO: RICHARDSON MARTINS/SESAU

Foi confirmada pela Secretária Estadual de Saúde (SES-PE) em Pernambuco a transmissão comunitária da variante Delta da covid-19. Isso significa que não há mais condições de se identificar onde a circulação do vírus começou.

O assunto da variante que, de acordo com especialistas, é duas vezes mais transmissível que o vírus que circulou no Brasil no ano de 2020, vem gerando dúvidas na população. Para sanar essas dúvidas, na edição desta quinta-feira (19) do programa TV Jornal meio-dia na TV Jornal, foi ao ar uma entrevista com o médico infectologista Dr. Paulo Sergio onde ele explicou um pouco sobre essa variante e falou sobre as vacinas que podem combater esta variante.

 

De acordo com o especialista, os sintomas da variante Delta são semelhantes aos casos que já vem ocorrendo desde o ano passado. Com a confirmação da variante, o indivíduo pode apresentar febre, tosse, dor de garganta, dor de cabeça e moleza no corpo.

"A presença de qualquer um desses sintomas e principalmente a associação deles, é importante que a pessoa acesse algum serviço de saúde para seja testado", explica o doutor que ressalta que se confirmada suspeita, é interessante que o paciente se isole para evitar a proliferação do vírus.

>>Pernambuco registra 533 casos de covid-19 e 11 mortes nesta quinta (19)

>> Será necessário tomar dose reforço da vacina contra a covid-19? Veja o que diz ministro da Saúde

>> Ministro da Saúde fala sobre terceira dose da vacina contra a covid-19 em entrevista; assista

>> Covid-19: Secretário de Saúde confirma transmissão comunitária da variante Delta em Pernambuco

O médico informa que de 10% a 5% dos casos de covid-19 costumam evoluir com gravidade para casos de pneumonia e o paciente necessita ir ao hospital para receber oxigênio e, em alguns casos, precisa ser encaminhado para um leito intensivo.

Ainda segundo o médico, a variante Delta não tem uma faixa etária específica para atingir, mas é importante lembrar que os idosos e os indivíduos portadores de comorbidades são grupos de riscos para evoluir para formas mais graves da doença.

Por exemplo, as pessoas que já tiveram a primeira variante poderão também ser infectado pelo novo vírus. A população já vacinada pode também ser contaminado, mas habitualmente serão formas mais leves da doença.

O Dr. Paulo Sergio também relata que, todas as vacinas que estão sendo aplicadas no estado de Pernambuco, tem eficácia contra a nova variante, incluindo a CoronaVac.

"A CoronaVac, que é uma vacina muito utilizada no Brasil, tem um estudo recente que mostrou a eficácia dela das formas graves em indivíduos infectados pela variante delta", explicou o médico.

Confira o balanço da covid-19 em Pernambuco

Pernambuco registra 533 casos de covid-19 e 11 mortes nesta quinta (19)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta quinta-feira (19), 533 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 18 (3%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 515 (97%) são leves.

Agora, Pernambuco totaliza 602.507 casos confirmados da doença, sendo 52.908 graves e 549.599 leves.

Óbitos

Também foram confirmados 11 óbitos, ocorridos entre 17/12/2020 e 18/08/2021. Com isso, o Estado totaliza 19.224 mortes pela Covid-19.

+VÍDEOS