Prostesto

Funcionários e pais de alunos protestam e denunciam assaltos frequentes em creche na Zona Norte do Recife

De acordo com uma funcionária, só neste ano, a creche já foi assaltada pelo menos seis vezes, o que gerou revolta entre funcionários e pais

Caterine Costa de Oliveira
Caterine Costa de Oliveira
Publicado em 16/11/2021 às 16:00 | Atualizado em 22/02/2022 às 16:24
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Funcionários e pais de alunos da creche municipal Mércia Maria Bezerra, localizada na Avenida Vereador Otacílio Azevedo no bairro de Brejo de Beberibe, Zona Norte do Recife, protestaram na manhã desta terça-feira (16).

Eles usaram cartazes e fogo em pneus para fechar as vias pedindo mais segurança para a instituição que vem sendo alvo de assaltos constantemente. Veja a matéria:

Os servidores pedem segurança na unidade de ensino que, segundo eles, já foi arrombada seis vezes desde o início do ano.

De acordo com a coordenadora pedagógica, Vera Bolognesi, só neste fim de semana, um suspeito entrou três vezes e levou televisores, refletores e quase todas as câmeras de segurança da creche.

"Estamos a mercê da violência", comentou a educadora.

Trânsito por causa do protesto

Os veículos precisaram fazer o retorno para passar. Alguns motociclistas usaram a calçada para sair do protesto.

Equipes do GATI do 11º batalhão e agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU) foram acionados.

Os roubos na creche

No espaço onde ficavam as câmeras restaram apenas os fios que foram cortados pelo suspeito. De acordo com a coordenadora o homem foi flagrado entrando pelas janelas do prédio.

Uma delas ainda está aberta e com os vidros quebrados espalhados pelo chão.

Em um das imagens o suspeito entra no prédio por volta das 11h da manhã do último sábado (13) e vai direto para o local das câmeras de segurança e depois segue para as salas.

Ele está com um boné e com uma mochila nas costas. No mesmo dia, porém à noite, o homem volta a creche para realizar um novo furto.

A Polícia Militar (PM) foi acionada, mas segundo a coordenadora nenhuma equipe chegou ao local.

"A polícia não chega. Não chegou em nenhum momento das nossas tentativas de acionamento", disse Vera Bolognesi.

Pais e professores prejudicados

Pedro tem uma filha de cinco anos que estuda na creche mas se sente inseguro quando deixa a menina na sala de aula.

Por conta dos arrombamentos e da falta de equipamentos, os professores estão prejudicados e com dificuldade para dar aula.

"Eu estou muito apreensivo. Você trazer a pessoa para uma unidade escolar e saber que o gestor não está dando segurança", comentou.

A creche Mércia Maria funciona há sete anos e conta atualmente com cerca de 50 funcionários e 125 alunos matriculados com idades entre e cinco anos.

"Nossos ateliês tem esses recursos que foram retirados. O trabalho é comprometido, fica difícil. A gente está entregue, tiraram tudo que era nosso", lamentou Rafaela Cybelle , professora da creche.

+VÍDEOS