MINISTéRIO DA CIDADANIA

Pedidos revistos: Mais 1,15 milhão vão receber auxílio emergencial

A Caixa Econômica Federal divulgou um novo calendário do auxílio emergencial. Confira todas as datas e parcelas já divulgadas

Pedidos revistos: Mais 1,15 milhão vão receber auxílio emergencial

A partir desta quarta-feira (05.08), 483 mil cidadãos que nasceram entre janeiro e maio terão o dinheiro na conta - Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Ministério da Cidadania

O Ministério da Cidadania divulgou o calendário de pagamento do Auxílio Emergencial do Governo Federal para mais 1,15 milhão de pessoas. Portaria publicada na segunda-feira (3), no Diário Oficial da União traz as datas de crédito na Poupança Social Digital da Caixa, todas em agosto, e do saque em dinheiro, que será feito este mês e em setembro.

A partir desta quarta-feira (5), 483 mil pessoas que nasceram entre janeiro e maio terão o dinheiro na conta.

>> Auxílio emergencial: Caixa divulga novo calendário de pagamento

>> Novo calendário: confira todas as datas do auxílio emergencial até agora

>> Auxílio emergencial: Caixa paga a inscritos no app ou site nesta quarta (5)

 

O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, destacou os números do Auxílio Emergencial, que com esse novo lote vai chegar a mais de 66,5 milhões de pessoas. O investimento até o momento é de R$ 145,9 bilhões.

 

>> Confira todos os calendários de pagamento do auxílio emergencial

>> Auxílio emergencial: veja calendário da 5º parcela do Bolsa Família

>> Caixa inclui 805 mil novos beneficiários do auxílio emergencial e pagamento é liberado nesta semana

>> Auxílio emergencial: veja se precisa desbloquear conta a nesta semana

 

Quem recebe

O público contemplado na portaria publicada é o que realizou o procedimento de contestação entre os dias 24 de abril e 19 de julho e foi considerado elegível a receber a primeira parcela.

Além desse contingente, entram no lote as pessoas que receberam a primeira parcela em abril e tiveram a concessão do benefício reavaliada após atualizações de dados governamentais. Para esse último grupo, o calendário inclui o crédito da terceira e da quarta parcelas.

Outras parcelas

Os pagamentos das parcelas seguintes para esse grupo de 1,15 milhão de beneficiados seguirão o calendário divulgado anteriormente pelo Ministério da Cidadania na Portaria 442 de 16 de julho de 2020. 

De acordo com esse cronograma, as parcelas do Auxílio Emergencial serão pagas entre 28 de agosto, para quem nasceu em janeiro, e 30 de setembro, para quem faz aniversário em dezembro. A diferença é se a pessoa receberá a segunda, terceira, quarta ou quinta parcela, dependendo do lote de pagamento em que ela está inserida.

Processamento dos cadastros

O cruzamento de dados é realizado pela Dataprev com as informações disponíveis – resguardado o sigilo fiscal – de várias bases oficiais. As conclusões dos pedidos dependem da veracidade das informações autodeclaradas pelo cidadão e da abrangência, precisão e atualidade das informações que estão nas bases oficiais.

Coube à Dataprev a utilização das informações constantes nesses registros oficiais para fazer o reconhecimento do benefício, que não inclui o tratamento e o recebimento de dados bancários dos cidadãos. O Ministério da Cidadania define as regras de processamento, contestação e bases oficiais a serem utilizadas e valida os resultados dos cruzamentos executados. Todo o trabalho dos órgãos segue os critérios estabelecidos pela Lei n. 13.982, de 2 de abril de 2020.

Transparência como regra

Desde o início do processo de concessão do Auxílio Emergencial, os mecanismos de transparência, gestão, fiscalização e controle tiveram atenção especial do Governo Federal. Entre os resultados desse compromisso está a divulgação, pelo Portal da Transparência, da relação de todos os que receberam o benefício. Lá é possível fazer pesquisa por estado, município, mês de pagamento, nome e CPF.

 

TODOS OS CALENDÁRIOS

  

Beneficiários que contestaram entre 24/04 e 19/07 e foram considerados elegíveis

Quem recebe e qual parcela, entre 05 de agosto e 17 de setembro:

  • 1º parcela - para quem contestou e foi considerado elegível entre 24/04 e 19/07
  • 3º e 4º parcela - para quem já estava cadastrado, já tinha recebido e teve o cadastro reavaliado em julho, sendo considerado novamente elegível

Depósito em conta

Nas datas indicadas nesse calendário, os recursos estarão disponíveis apenas para o pagamento de contas, de boletos e para realização de compras por meio de cartão de débito virtual ou QR Code.

  • Nascidos de janeiro a maio: depósito em 05/08
  • Nascidos em junho: depósito em 07/08
  • Nascidos em julho: depósito em 12/08
  • Nascidos em agosto: depósito em 14/08
  • Nascidos em setembro: depósito em 17/08
  • Nascidos em outubro: depósito em 19/08
  • Nascidos em novembro: depósito em 21/08
  • Nascidos em dezembro: depósito em 26/08

Saques e transferências

  • Nascidos de janeiro a abril: saque em 08/08
  • Nascidos em maio: saque em 13/08
  • Nascidos em junho: saque em 22/08
  • Nascidos em julho: saque em 27/08
  • Nascidos em agosto: saque em 01/09
  • Nascidos em setembro: saque em 05/09
  • Nascidos em outubro e novembro: saque também em 12/09
  • Nascidos em dezembro: saque em 17/09

 

Pagamento de parcelas do auxílio emergencial em poupança digital para inscritos no App ou Site regulares

 

Próximos ciclos de pagamento

 

1º CICLO

 

Quarta parcela

O público beneficiário do auxílio emergencial que tenha recebido a primeira parcela em abril de 2020, receberá o crédito da quarta parcela em poupança social digital aberta em seu nome, de 22 de julho a 26 de agosto, conforme o mês de nascimento.

Assim, nascidos em janeiro recebem no dia 22; em fevereiro, em 24 de julho; em março, 29 de julho; em abril, 31 de julho; em maio, 5 de agosto; em junho, 7 de agosto; em julho, 12 de agosto; em agosto, 14 de agosto; em setembro, 17 de agosto; em outubro, 19 de agosto; em novembro, 21 de agosto; e em dezembro, 26 de agosto. O saque em dinheiro será entre os dias 25 de julho e 17 de setembro.

Terceira parcela

Os beneficiários que tenham recebido a primeira parcela em maio de 2020 receberão o crédito da terceira parcela em poupança social digital, seguindo o mesmo cronograma acima.

Segunda parcela

Esse cronograma também será válido para os beneficiários que receberam a primeira parcela em junho de 2020 ou até 4 de julho de 2020. Nesse caso, será feito o crédito da segunda parcela.

Primeira parcela

Quem ainda não recebeu a primeira parcela do auxílio emergencial, também receberá o crédito conforme esse cronograma. Esse é o caso dos beneficiários que tenham se cadastrado no programa entre os dias 17 de junho a 02 de julho de 2020.

 

Resumo

Recebem, de 22 de julho a 26 de agosto, e sacam, de 25 de julho a 17 de setembro, conforme o mês de nascimento:

  • Quem se cadastrou e recebeu a primeira parcela até 30 de abril (1º lote) - 4º parcela  
  • Quem se cadastrou e recebeu a primeira parcela entre os dias 16 e 29 de maio ( 2º lote) - 3º parcela
  • Quem foi aprovado e só recebeu a primeira parcela em junho (4º lote) - 2º parcela 
  • Quem ainda não recebeu a primeira parcela (cadastrado no programa entre os dias 17 de junho a 02 de julho de 2020 (5º lote) - 1º parcela

Calendário completo para inscritos no aplicativo e site do Auxílio Emergencial

  • Nascidos em janeiro: depósito em 22/07 e saque em 25/07
  • Nascidos em fevereiro: depósito em 24/07 e saque em 01/08
  • Nascidos em março: depósito em 29/07 e saque também em 01/08
  • Nascidos em abril: depósito em 31/07 e saque em 08/08
  • Nascidos em maio: depósito em 05/08 e saque em 13/08
  • Nascidos em junho: depósito em 07/08 e saque em 22/08
  • Nascidos em julho: depósito em 12/08 e saque em 27/08
  • Nascidos em agosto: depósito em 14/08 e saque em 01/09
  • Nascidos em setembro: depósito em 17/08 e saque em 05/09
  • Nascidos em outubro: depósito em 19/08 e saque em 12/09
  • Nascidos em novembro: depósito em 21/08 e saque também em 12/09
  • Nascidos em dezembro: depósito em 26/08 e saque em 17/09

 

>> Alunos de medicina afirmam que tiveram os CPFs usados irregularmente em pedidos do auxílio emergencial

>> Nascidos até março já podem sacar o auxílio emergencial; veja como

>> Projeto dá prazo para pessoas em situação de rua solicitarem auxílio emergencial

>> Auxílio emergencial tem 903.719 cadastros inconclusivos; Veja o que fazer

>> Auxílio emergencial: teve conta bloqueada? Atenção aos dias de desbloqueio

 

2º CICLO

 

Quinta parcela

Os beneficiários que receberam a primeira parcela em abril terão o crédito da quinta parcela de 28 de agosto a 30 de setembro, de acordo com o seguinte calendário: nascidos em janeiro, 28 de agosto; em fevereiro, 2 de setembro; em março, 4 de setembro; em abril, 9 de setembro; em maio, 11 de setembro; em junho, 16 de setembro; em julho, 18 de setembro; em agosto, 23 de setembro; em setembro, 25 de setembro; em novembro e outubro, 28 de setembro; e em dezembro, 30 de setembro. O calendário de saques será entre 19 de setembro e 27 de outubro.

Esse pagamento vale para quem recebeu a quarta parcela de 22 de julho a 26 de agosto, e sacou de 25 de julho a 17 de setembro, conforme o mês de nascimento

Quarta parcela

Também seguem esse cronograma: beneficiários que receberam a primeira parcela em maio de 2020 receberão o crédito da quarta parcela nessas datas.

Esse pagamento vale para quem recebeu a terceira parcela de 22 de julho a 26 de agosto, e sacou de 25 de julho a 17 de setembro, conforme o mês de nascimento

Terceira parcela

Beneficiários que receberam a primeira parcela em junho recebem a terceira parcela. Esse pagamento vale para quem recebeu a segunda parcela de 22 de julho a 26 de agosto, e sacou de 25 de julho a 17 de setembro, conforme o mês de nascimento

Segunda parcela

Beneficiários que receberam a primeira parcela em julho receberão o crédito da segunda parcela. Esse pagamento vale para quem recebeu a primeira parcela de 22 de julho a 26 de agosto, e sacou de 25 de julho a 17 de setembro, conforme o mês de nascimento.

Novos aprovados

Também entra neste ciclo um grupo de 1,15 milhão de beneficiados do auxílio emergencial que teve cadastros avaliados entre 24 de abril e 19 de julho:

  • Público que realizou o procedimento de contestação entre os dias 24 de abril e 19 de julho e foi considerado elegível a receber a primeira parcela. Esse grupo recebeu a 1º parcela entre 05 e 26 de agosto, e recebe nova parcela.
  • Pessoas que receberam a primeira parcela em abril e tiveram a concessão do benefício reavaliada após atualizações de dados governamentais. Esse grupo recebeu a 3º e a 4º parcelas entre 05 e 26 de agosto, e recebe nova parcela.

 

>> Auxílio Emergencial: Inconsistência cadastral pode ser resolvida no app

>> Perdeu o direito ao auxílio emergencial? Saiba o motivo e o que fazer

>> Auxílio emergencial: saiba o que fazer caso o aplicativo Caixa Tem não funcione

>> Auxílio Emergencial: Confira como comprar e pagar contas no Caixa Tem

 

Resumo

Recebem, de 28 de agosto a 30 de setembro, e sacam, 19 de setembro e 27 de outubro, conforme o mês de nascimento:

  • Quem se cadastrou e recebeu a primeira parcela até 30 de abril (1º lote) - 5º parcela  
  • Quem se cadastrou e recebeu a primeira parcela entre os dias 16 e 29 de maio ( 2º lote) - 4º parcela
  • Quem foi aprovado e só recebeu a primeira parcela em junho (4º lote) - 3º parcela 
  • Quem recebeu a primeira parcela em julho (cadastrado no programa entre os dias 17 de junho a 02 de julho de 2020 (5º lote) - 2º parcela
  • Quem teve cadastro avaliado ou re-avaliado entre 24 de abril e 19 de julho - 2º parcela para quem recebeu a 1º em agosto e 5º parcela para quem recebeu a 3º e a 4º em agosto

Calendário completo para inscritos no aplicativo e site do Auxílio Emergencial

  • Nascidos em janeiro: depósito em 28/08 e saque em 19/09
  • Nascidos em fevereiro: depósito em 02/09 e saque em 22/09
  • Nascidos em março: depósito em 04/09 e saque em 29/09
  • Nascidos em abril: depósito em 09/09 e saque em 01/10
  • Nascidos em maio: depósito em 11/09 e saque em 03/10
  • Nascidos em junho: depósito em 16/09 e saque em 06/10
  • Nascidos em julho: depósito em 18/09 e saque em 08/10
  • Nascidos em agosto: depósito em 23/09 e saque em 13/10
  • Nascidos em setembro: depósito em 25/09 e saque em 15/10
  • Nascidos em outubro: depósito em 28/09 e saque em 20/10
  • Nascidos em novembro: depósito também em 28/09 e saque em 22/10
  • Nascidos em dezembro : depósito em 30/09 e saque em 27/10

 

3º CICLO

 

Quinta parcela

Os beneficiários que tenham recebido a primeira parcela em maio de 2020 receberão o crédito da quinta parcela em poupança social digital em: 9 de outubro, para nascidos em janeiro e em fevereiro; 16 de outubro, nascidos em março e abril; 23 de outubro, nascidos em maio e junho; 30 de outubro, nascidos em julho e agosto; 6 de novembro, nascidos em setembro e outubro; e em 13 de novembro, nascidos em novembro e dezembro. O saque em dinheiro será entre os dias 29 de outubro e 19 de novembro.

Esse calendário vale para quem recebeu a quarta parcela no período de 28 de agosto a 30 de setembro, e sacou entre 19 de setembro e 27 de outubro, conforme o mês de nascimento.

Quarta parcela

O calendário também  será válido para: beneficiário que recebeu a primeira parcela em junho e receberá a quarta parcela.

Esse calendário vale para quem recebeu a terceira parcela no período de 28 de agosto a 30 de setembro, e sacou entre 19 de setembro e 27 de outubro, conforme o mês de nascimento.

Terceira Parcela

Beneficiário que tenha recebido a primeira parcela em julho de 2020 receberá o crédito da terceira parcela. Esse calendário vale para quem recebeu a segunda parcela no período de 28 de agosto a 30 de setembro, e sacou entre 19 de setembro e 27 de outubro, conforme o mês de nascimento.

Novos aprovados

Também entra neste ciclo um grupo de 1,15 milhão de beneficiados do auxílio emergencial que teve cadastros avaliados entre 24 de abril e 19 de julho:

  • Público que realizou o procedimento de contestação entre os dias 24 de abril e 19 de julho e foi considerado elegível a receber a primeira parcela. Esse grupo recebeu parcela entre 28 de agosto e 30 de setembro, e recebe nova parcela.

Resumo

Recebem, de 9 de outubro a 13 de novembro, e sacam, de 29 de outubro a 19 de novembro, conforme o mês de nascimento:

  • Quem se cadastrou e recebeu a primeira parcela entre os dias 16 e 29 de maio ( 2º lote) - 5º parcela
  • Quem foi aprovado e só recebeu a primeira parcela em junho (4º lote) - 4º parcela 
  • Quem foi cadastrado no programa entre os dias 17 de junho a 02 de julho de 2020 (5º lote) - 3º parcela
  • Quem teve cadastro avaliado ou re-avaliado entre 24 de abril e 19 de julho - 2º parcela para quem recebeu a 1º entre 28 de agosto e 30 de setembro

Calendário completo para inscritos no aplicativo e site do Auxílio Emergencial

  • Nascidos em janeiro e fevereiro: depósito em 09/10 e saque em 29/10
  • Nascidos em março e abril: depósito em 13/10 e saque em 03/11
  • Nascidos em maio e junho: depósito em 23/10 e saque também em 10/11
  • Nascidos em julho e agosto: depósito em 30/10 e saque em 12/11
  • Nascidos em setembro e outubro: depósito em 06/11 e saque em 17/11
  • Nascidos em novembro e dezembro: depósito em 13/11 e saque em 19/11

 

4º CICLO

 

Quinta parcela

O público beneficiário do auxílio emergencial que tenha recebido a primeira parcela em junho de 2020 receberá o crédito da quinta parcela em poupança social digital em: 16 de novembro, para os nascidos em janeiro e fevereiro; em 18 de novembro, para nascidos em março e abril; em 20 de novembro, em maio e junho; em 23 de novembro, em julho e agosto; em 27 de novembro, em setembro e outubro; em 30 de novembro, nascidos em novembro e dezembro. O saque será entre os dias 26 de novembro e 15 de dezembro.

Esse calendário vale para quem recebeu a quarta parcela no período de 9 de outubro a 13 de novembro, e sacou de 29 de outubro a 19 de novembro.

Quarta e quinta parcelas juntas

O calendário também é válido para os beneficiários que receberam a primeira parcela em julho de 2020. Eles receberão o crédito da quarta e quinta parcelas.

Esse calendário vale para quem recebeu a terceira parcela no período de 9 de outubro a 13 de novembro, e sacou de 29 de outubro a 19 de novembro.

Novos aprovados

Também entra neste ciclo um grupo de 1,15 milhão de beneficiados do auxílio emergencial que teve cadastros avaliados entre 24 de abril e 19 de julho:

Público que realizou o procedimento de contestação entre os dias 24 de abril e 19 de julho e foi considerado elegível a receber a primeira parcela. Esse grupo recebeu parcela entre 28 de agosto e 30 de setembro, e recebe nova parcela.

Resumo

Recebem, de 16 a 30 de novembro, e sacam, de 26 de novembro a 15 de dezembro, conforme o mês de nascimento:

  • Quem foi aprovado e só recebeu a primeira parcela em junho (4º lote) - 5º parcela 
  • Quem foi cadastrado no programa entre os dias 17 de junho a 02 de julho de 2020 (5º lote) - 4º e 5º parcela
  • Público que realizou o procedimento de contestação entre os dias 24 de abril e 19 de julho e foi considerado elegível a receber a primeira parcela. Esse grupo recebeu parcela entre 9 de outubro e 13 de novembro, e recebe nova parcela.

Calendário completo para inscritos no aplicativo e site do Auxílio Emergencial

  • Nascidos em janeiro e fevereiro: depósito em 16/11 e saque em 26/11
  • Nascidos em março e abril: depósito em 18/11 e saque em 01/12
  • Nascidos em maio e junho: depósito em 20/11 e saque também em 03/12
  • Nascidos em julho e agosto: depósito em 23/11 e saque em 08/12
  • Nascidos em setembro e outubro: depósito em 27/11 e saque em 10/12
  • Nascidos em novembro e dezembro: depósito em 30/11 e saque em 15/12

 

Bolsa Família

Na segunda-feira (20) teve início o saque da quarta parcela do auxílio emergencial para beneficiários do Bolsa Família. A parcelas do programa são pagas no calendário normal de pagamentos, anunciado no início do ano, seguindo o Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário. 

Assim, o pagamento da quarta parcela do auxílio emergencial para beneficiários do Bolsa Família acabou na sexta-feira, 31 de julho, e o pagamento da quinta parcela do auxílio emergencial do Bolsa Família deve ir de 18 a 31 de agosto. No caso de alguma alteração, novas datas podem ser informadas.

  

Saque da 5º parcela para beneficiários do Bolsa Família

 

Número final do NIS / Data de pagamento

  • NIS final 1 / 18 de agosto
  • NIS final 2 / 19 de agosto
  • NIS final 3 / 20 de agosto
  • NIS final 4 / 21 de agosto
  • NIS final 5 / 24 de agosto
  • NIS final 6 / 25 de agosto
  • NIS final 7 / 26 de agosto
  • NIS final 8 / 27 de agosto
  • NIS final 9 / 28 de agosto
  • NIS final 0 / 31 de agosto

Ainda tenho dúvidas. O que faço?

A prestação de informações o auxílio emergencial está disponível apenas por meio do aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial, do site do auxílio emergencial auxilio.caixa.gov.br e da central telefônica exclusiva 111. Confira os canais da Caixa Econômica Federal para mais informações sobre o benefício e o Caixa Tem:

  • auxilio.caixa.gov.br
  • Central de Atendimento CAIXA – 111
  • Central de Atendimento do Ministério da Cidadania – 121
  • twitter.com/caixa
  • facebook.com/caixa
  • instagram.com/caixa
  • youtube.com/user/canalcaixa

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.