
O desbloqueio das contas no Caixa Tem, aplicativo usado para pagamento do auxílio emergencial, ocorre em até 24h
O App traz as orientações para o beneficiário enviar a documentação. - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Os beneficiários do Auxílio Emergencial que tiveram contas bloqueadas preventivamente por inconsistência cadastral podem realizar o desbloqueio pelo próprio aplicativo Caixa Tem.
Para isso, basta seguir as orientações do aplicativo para enviar a documentação. O processo é digital e o desbloqueio ocorre em até 24 horas.
Os usuários que tiveram as contas bloqueadas por suspeita de fraude serão informados pelo Caixa Tem que devem procurar uma agência para o desbloqueio, de acordo com o calendário escalonado por mês de aniversário.
A Caixa Econômica Federal informou ter bloqueado contas com suspeita de fraude no auxílio emergencial, mas não detalhou quantas contas foram suspensas no total. O caso também está sendo investigado pela Polícia Federal (PF).
O banco atua de forma conjunta com os órgãos de segurança pública para mitigar riscos de fraudes e garantir nível adequado de segurança no pagamento do auxílio emergencial e demais benefícios sociais.
A Caixa reforça que o aplicativo tem "múltiplos mecanismos integrados de segurança, mantendo-se inviolável e seguro”. “Recomenda-se aos usuários utilizar apenas os aplicativos oficiais da Caixa e jamais compartilhar informações pessoais”, diz o banco.
A prestação de informações o auxílio emergencial está disponível apenas por meio do aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial, do site do auxílio emergencial auxilio.caixa.gov.br e da central telefônica exclusiva 111. Confira os canais da Caixa Econômica Federal para mais informações sobre o benefício e o Caixa Tem:
Os impactos da transferência de recursos atingiram metade da população brasileira
O Bolsa Família teve uma ampliação do prazo de saque decretada pelo Governo Federal.
A Caixa Econômica Federal divulgou os calendários de depósitos e retiradas do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)