INSS

Mãe de garota com problemas urinários pede auxílio para tratamento

Ela depende de ajuda do INSS, que cortou o benefício por alegar superação de incapacidade

Site Da TV Jornal
Site Da TV Jornal
Publicado em 10/10/2014 às 23:14

-Reprodução/TV Jornal

Uma adolescente de 12 anos que nasceu com uma má-formação na coluna sofre com problemas urinários e passa o dia de fralda. Como os gastos com os cuidados especiais são muitos, a família depende do auxílio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para poder pagar todas as despesas. O problema é que há quase dois anos o benefício de cerca de R$ 500 foi cortado porque o INSS alegou que Dayanne Vitória de Albuquerque estava apta para a vida e para o trabalho. A família vive apenas com a ajuda financeira de parentes, já que a mãe não pode trabalhar pois cuida da filha durante quase todo o dia.

A dona de casa Roberta descobriu que a filha sofre de Mielomeningocele logo depois do nascimento dela. A má-formação da coluna vertebral resultou em problemas na bexiga. Ela passou a infância fazendo xixi na fralda, mas a bexiga neurogênica e a incontinência urinária só foram descobertas anos depois. A menina usa uma sonda uretral e precisa fazer cateterismo cinco vezes ao dia para extrair o resto da urina que fica na bexiga.

Em resposta, o Instituto Nacional do Seguro Social informou que o benefício da segurada Dayanne foi desencadeado depois de uma denúncia anônima. Foi aberto um processo legal e enviado uma notificação à segurada para que ela oferecesse uma defesa. Na época, ficou constatado que a beneficiária havia superado as condições que apresentaram a concessão do benefício, pois não mais permanecia incapacitada.

O INSS informou ainda que foi garantido ampla defesa à interessada, durante todo o processo, e que a mesma pode, a qualquer tempo, requerer novamente o benefício. Ela deve agendar um atendimento pela central 135 para que o INSS analise a situação atual de saúde, realizando nova avaliação social e pericial.

+VÍDEOS