Polêmica

Apac dá explicações sobre "erros" nas previsões de chuva

Site Da TV Jornal
Site Da TV Jornal
Publicado em 18/02/2016 às 8:15

-Reprodução/TV Jornal
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta de chuvas “moderadas à fortes” em toda Região Metropolitana e Zona da Mata Norte e Sul durante esta quinta-feira (18) e sexta-feira (19). A Defesa Civil dos municípios estão em alerta, mas a população nem tanto. Na tarde desta quarta-feira (17), as previsões da Apac foram tema de uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa. Os parlamentares quiseram saber por que nem sempre as previsões se confirmam?

No dia 29 de janeiro deste ano, fortes chuvas atingiram o Recife. Os estragos foram diversos em várias partes da cidade, que ainda contou com uma ventania. Os fenômenos não foram informados com antecedência pelos especialistas em meteorologia, o que causou uma certa revolta em algumas pessoas. Na última segunda-feira (15), a Apac emitiu um alerta de chuva, mas não choveu. A divulgação virou brincadeira e os internautas capricharam nas críticas pelas redes sociais.

A polêmica chegou à Assembleia Legislativa e a casa convocou representantes da Agência Pernambucana de Águas e Clima a prestar esclarecimentos sobre os insucessos nas afirmações. Para o diretor-presidente, Marcelo Asfora, as pessoas sempre observam a chuva onde elas estão e não em uma área abrangente, como a Apac. “Esse sentimento das pessoas diz muito do local. Da mesma forma que elas entram na internet e comentam que não choveu na rua delas, em outro ponto as pessoas dizem que a gente acertou”, contou.



+VÍDEOS