Fé e tradição

Recife: Dia de Santo Antônio é comemorado com missas e entrega de pães

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 13/06/2017 às 13:10

-Reprodução/TV Jornal

A Igreja do Convento de Santo Antônio, na rua do imperador, área central do Recife, está lotada de fiéis desde das seis horas da manhã deste terça-feira (13), dia de Santo Antônio. Alguns ficam na entrada pedindo ajuda aproveitando o espírito de solidariedade. Outros, que participam das celebrações, agradecem por graças alcançadas. O comerciante Jessfran Barbosa, agradecia pela esposa, que ele conseguiu pedindo ao santo casamenteiro. "Eu pedi e um ano depois eu conheci a minha esposa e hora estou feliz e casado", disse ele.

Santo Antônio, além de Santo casamenteiro, como é bastante conhecido, também é o santo padroeiro dos pobres e protetor dos doentes, dos animais e ajuda as pessoas a encontrar objetos perdidos. Nascido em Lisboa, em Portugal, há 822 anos, ele também é padroeiro de Pernambuco e do Recife, junto com nossa senhora do Carmo, copadroeira da cidade.

Em frente à igreja, também ficam os comerciantes. Elza Guimarães é uma delas. Comercializa lírios e paezinhos há dez. Devota de Santo António, ela acredita que ele ajuda nas vendas. "Todo ano eu vendo tudo. Às vezes falta e eu tenho que pegar dos colegas pra vender", comemora ela.

Após todas as missas, um ritual é repetido, a entrega de pães. "O pão nosso representa a nossa luta pra viver, então, distribuímos o pão nosso de cada dia para lembrar isso e marcar fé", explicou o Frei Aluizio Fragoso, que celebrou a primeira missa do dia.

Programação encerra com procissão

Na tarde desta terça-feira (13) a programação continua com mais missas. Às 15h haverá a benção das crianças e dos lírios. Em seguida, às 16h, acontece a procissão pelas ruas da área central do Recife com a missa de encerramento na própria Igreja do Convento de Santo Antônio.

+VÍDEOS