investigação

Coronavírus: Polícia Federal cobra explicações da Prefeitura do Recife sobre compras de equipamentos de proteção individual

O ofício da PF foi encaminhado ao secretário de saúde do Recife, Jailson Correia

Com informações de Lílian Fonsêca
Com informações de Lílian Fonsêca
Publicado em 22/05/2020 às 19:15
Foto: Reprodução/ Google Street View
FOTO: Foto: Reprodução/ Google Street View

A Polícia Federal (PF) pediu explicações à Prefeitura do Recife sobre as dispensas de licitações na compra milionária de equipamentos de proteção individual (EPIs) para combate ao novo coronavírus. O ofício da PF foi encaminhado ao secretário de saúde do Recife, Jailson Correia. No documento, a Polícia Federal solicita que a prefeitura apresente no prazo de 5 dias.

Devem ser apresentadas cópias dos contratos das dispensas de licitações e notas fiscais e empenhos da compra de equipamentos de proteção individual a empresa Delta Med Distribuidora de Medicamentos EIRELI. De acordo com a PFl, os contratos assinados ultrapassam 15 milhões de reais.

Ministério Público de Pernambuco

Os promotores de justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (Caop Patrimônio Público) promoveram uma reunião virtual para discutir as denúncias referentes aos gastos públicos do município em relação ao enfrentamento da pandemia. Após a reunião, os membros decidiram por solicitar ao Recife informações sobre a origem dos recursos

Nota da Resposta

A Secretaria de Saúde do Recife informa que não houve qualquer tipo de operação da Polícia Federal na sede da Prefeitura. A PF protocolou ofício, na manhã de hoje, solicitando informações sobre o combate à covid-19. Em relação às informações solicitadas pela Polícia Federal, a secretaria esclarece que os contratos de fornecimento de camas, máscaras, aventais e toucas com a empresa Delta Med cumprem toda legislação e que os preços praticados estão de acordo com o mercado.

A empresa está fazendo as entregas conforme cronograma pactuado. As informações serão enviadas no prazo estabelecido no pedido de informações. Antes mesmo de receber o ofício, a Prefeitura já havia enviado desde abril, por decisão própria, os processos para o Tribunal de Contas do Estado, assim como está fazendo com todos os processos de aquisição da covid-19.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

+VÍDEOS