Impasse

Famílias protestam contra desapropriação de terrenos em Jardim Atlântico

Elas dizem que foram vítimas de um golpe de um corretor e que não vão obedecer a intimação

Site Da TV Jornal
Site Da TV Jornal
Publicado em 22/10/2014 às 14:30

-Reprodução/TV Jornal
Dezenas de famílias protestaram contra a desapropriação de terrenos no bairro de Jardim Atlântico, em Olinda, no Grande Recife. Os moradores bloquearam com galhos de árvore e pneus queimados a Avenida Pedro Alvares Cabral. Um projeto da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) pretende construir um conjunto habitacional no local onde eles moram.

O protesto dos moradores envolve a situação de 50 famílias da Rua Ave Lira. Seis delas dizem que foram notificadas oficialmente pela prefeitura de Olinda para deixar o local onde moram há mais de dois anos. O problema teria começado quando equipes da Cehab visitou a área e constatou que o terreno estava habitado. Durante a manifestação, os moradores apresentaram cheques do pagamento dos terrenos no valor de 20 mil reais.

Uma escritura pública de fevereiro de 2012 também foi mostrada. As documentações representam provas que mostram a negociação dos lotes. Os terrenos foram vendidos por um corretor identificado como Josemar Rodrigues Soares. Os moradores dizem que foram vítimas de um golpe aplicado por ele e que não vão obedecer a intimação enviada pela prefeitura de Olinda, em junho, dando uma ordem de desocupação imediata.

Para passar pela manifestação, alguns veículos tentaram desviar por um terreno e foram impedidos pelos moradores sob clima de tensão. Alguns motoristas, revoltados com o bloqueio, fizeram manobras arriscadas. Depois de duas horas de protesto, o fogo foi apagado pelo Corpo de Bombeiros e o trânsito da avenida foi liberado.

Através de nota, a Companhia Estadual de Habitação e Obras de Pernambuco afirmou que a área pertence ao governo do estado e que as famílias foram vítimas de um golpe. Por isso, segundo a Companhia, os moradores não serão indenizados porque o estado não vai se responsabilizar por prejuízos causados por terceiros.

+VÍDEOS