Mar

Orla de Paulista será monitorada por radar e fiscais ambientais

A ação tem o objetivo de coletar informações sobre a maré e fazer um planejamento da área

Site Da TV Jornal
Site Da TV Jornal
Publicado em 15/06/2015 às 18:16

-Reprodução/TV Jornal
A orla da cidade de Paulista irá contar com um radar responsável por monitorar o avanço do mar. Além do equipamento, nove fiscais ambientais farão rondas pelo local com bicicletas elétricas. O objetivo é coletar diversas informações sobre a maré e fazer um melhor planejamento da área.

O radar custou R$ 250 mil e foi instalado em um prédio de 11 andares, na orla de Pau Amarelo, em Paulista. O dispositivo irá coletar dados sobre a intensidade e velocidade das ondas do mar. Esses dados serão monitorados por alunos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que vão estudar a orla local.

O secretário de Meio Ambiente, Leslie Tavares, afirmou que o banco de dados terá informações sobre a erosão costeira. Com isso, ele acredita que os tipos de calçamento e de equipamentos públicos devem ser revistos para se adaptar às necessidades da área.

Já o monitoramento terrestre, realizado por fiscais, servirá para identificar os locais onde o mar está avançando, ocupações irregulares, focos de lixo e ninhos de tartaruga, pois há muita desova de espécies ameaçadas. Outros fiscais ainda irão ver se há a necessidade de bagwall, uma espécie de escadaria que facilita a criação de praias e impede que o mar avance.


+VÍDEOS