Alerta

Novas placas de advertência de tubarão serão implantadas no litoral de PE

O CEMIT também divulgou um novo método de monitoramento que utiliza câmeras de vídeo

Site Da TV Jornal
Site Da TV Jornal
Publicado em 25/09/2015 às 11:30

-Reprodução/TV Jornal
O Comitê de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (CEMIT) anunciou, nesta quinta-feira (24), a renovação das placas de advertência de ataques de tubarão por toda orla recifense e municípios vizinhos, cobrindo uma área de mais de 30 quilômetros. Na ocasião, também foi divulgado a interrupção do convênio com o barco Sinuelo, que realizava capturas e solturas de tubarões em alto mar, e a implantação de um novo método de monitoramento.

O CEMIT vai utilizar câmeras de vídeo, que está sendo desenvolvido por professores e alunos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em caráter experimental. O controle começa no próximo mês e consiste na colocação de câmeras para monitorar os banhistas que avançarem para áreas perigosas. Um perímetro será determinado e salva-vidas receberão alertas caso alguém ultrapasse a área.

Este ano, foi registrado apenas um ataque de tubarão em Pernambuco, quando um surfista foi mordido por um animal da espécie tigre na praia de Del Chifre, em Olinda. Fora este, o último caso aconteceu em 2013 e resultou na morte da turista paulista Bruna Gobbi. Desde 1992, foram registrados 60 ataques de tubarão, sendo 24 com mortes.

+VÍDEOS