Agreste

Jucazinho entra em colapso e corta abastecimento de cidades do interior

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 27/09/2016 às 11:00

-Reprodução/TV Jornal

Dez cidades do Agreste de Pernambuco serão abastecidas por carro-pipa por tempo indeterminado. A medida será adotada devido à situação da barragem de Jucazinho, em Surubim, que entrou em colapso nesta segunda-feira (26). Cerca de 200 mil pessoas serão afetadas com o racionamento.

O reservatório da barragem está com apenas 0,01% de água. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Jucazinho entrou em volume morto em novembro de 2015, atingindo 2,52% da capacidade de 327.036.000 m³. Desde setembro do ano passado, o abastecimento foi sendo cortado das cidades de Caruaru, Bezerros, Gravatá e Santa Cruz do Capibaribe.

Até entrar em colapso, a barragem fornecia água para 11 cidades. Com a situação crítica, os município de Toritama, Vertentes, Vertente do Lério, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Casinhas, Passira, Cumaru, Riacho das Almas e Salgadinho passam a contar com carro-pipa. Já Surubim será abastecido pela barragem de Palmerinha, em Bom Jardim, que está com 80% da capacidade total. A Compesa informou que Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe continuarão sendo abastecidos pela barragem do Prata.

+VÍDEOS