Eleições 2016

Confira a íntegra do debate da TV Jornal com os candidatos a prefeito do Recife

TV Jornal/ Com informações do JC Online
TV Jornal/ Com informações do JC Online
Publicado em 27/10/2016 às 14:00

-Foto: Reprodução/ TV Jornal
Os dois candidatos à Prefeitura do Recife, Geraldo Julio (PSB) e João Paulo (PT), participaram do debate da TV Jornal nesta quinta-feira (27). O confronto foi transmitido ao vivo do estúdio, das 10h40 às 12h. A mediação foi feita pela apresentadora Graça Araújo e contou com a participação dos jornalistas Jamildo Melo e Giovanni Sandes.

Durante o embate, João Paulo tentou explorar os problemas da atual administração, como a o atendimento da saúde e a merenda escolar. Geraldo explorou várias vezes o sentimento anti-petista, reiterando que o adversário era o "candidato do PT". "Briga e arenga é o PT. E o PT é o teu partido, não é o meu partido", subiu o tom.

Na primeira pergunta, João Paulo questionou Geraldo sobre a capacidade de construção do Hospital do Idoso, uma das principais propostas socialistas, quando faltam médicos e remédios na rede de saúde. "Depois de 12 anos da gestão do PT, a gente encontrou a saúde da cidade em péssima situação", reagiu o prefeito, que lembrou a construção do Hospital da Mulher e das Upinhas. Na réplica, João Paulo lembrou que o PSB participou das gestões petistas, inclusive com a vice de João da Costa. "Eu não governei com ele, não. Ele governou com João da Costa", reagiu o candidato do PSB.

Quero saber se o candidato é contra o Hospital do Idoso", questionou o prefeito. Em resposta, João Paulo disse que criticou a política para a saúde da atual administração, afirmando que hospital é o último ambiente para qual o idoso deve ir porque a ação da prefeitura deve ser preventiva.

Ainda no primeiro bloco, os dois candidatos tentaram colar no outro a responsabilidade pelo fechamento do Teatro do Parque. "Eles não conseguiam fazer obras na cidade). Faziam muito mal feito", disparou Geraldo. "Eu digo que você é ingrato porque quando você fez o Hospital da Mulher, você tenta esconder que a nossa presidente Dilma contribuiu com mais de 50% do Hospital da Mulher", reagiu o petista, para quem o ex-governador Eduardo Campos, padrinho político de Geraldo, ressurgiu na política pernambucana após ter sido ministro do ex-presidente Lula (PT).

No segundo bloco, o colunista de polícia do JC, Giovanni Sandes, questionou Geraldo sobre a promessa de reforma da Avenida Conde da Boa Vista. O prefeito respondeu que o erro na via foi feito no governo do PT, que também não conseguiu concluir a Via Mangue. Pressionado sobre a responsabilidade do PSB, o socialista também disse que problemas na Conde da Boa Vista, como as estações do BRT, são resultado da crise nacional.

Giovanni Sandes também questionou a João Paulo se o fato de ser filiado ao PT atrapalhava a campanha dele, já que o logotipo do partido não foi usada no guia eleitoral. "Não temos de forma nenhuma escondido o PT", respondeu João Paulo, que acusou o atual prefeito de vender ilusões. "Está com duas estações paradas de BRT atrapalhando o trânsito. Vai fazer o que? Não fez nada. Vai querer mais quatro anos para não fazer nada de novo?", criticou.

Pesquisa

O Jornal do Commercio, em parceria com o Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau e o Portal Leia Já divulgou, nesta quinta-feira (27), a terceira pesquisa de intenção de votos para o segundo turno da Prefeitura do Recife.

Na pesquisa do dia 16 de outubro, o prefeito e candidato à reeleição Geraldo Julio, do PSB, aparecia com 60,2% das intenções de votos válidos. No dia 23, o percentual subiu para 61% , agora tem 59%. O ex-prefeito e candidato João Paulo, do PT, tinha 39,8% na primeira pesquisa. Na avaliação seguinte, no dia 23, ficou com 39% e agora aparece com 41% das intenções de votos válidos.

A margem de erro da pesquisa é de 3,5 por cento para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral.

+VÍDEOS