PEC 241

Ultimato do MEC não retira estudantes de ocupações na UFPE

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 31/10/2016 às 13:00

Movimento dos estudantes na UFPE já dura uma semana-Reprodução/TV Jornal

O Ministério da Educação (MEC) se pronunciou afirmando que esta segunda-feira (31) seria o último dia para desocupação dos prédios onde vão acontecer as provas do Exame Nacional doa Ensino Médio (Enem), no próximo sábado (5) e domingo (6). Depois desse prazo, os estudantes que fariam prova nos locais ocupados podem ter que fazer os testes em outra data. Mesmo nesse cenário, vários estudantes continuam com as três ocupações na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na cidade Universitária.

Pela manhã, em conversa com alguns estudantes que estavam nas ocupações na UFPE, no Centro de Educação, um grupo aceitou gravar um vídeo de pronunciamento sobre como está sendo conduzido o movimento. No material, o estudante de pedagogia Charly Souza comentou que reconhece a importância do ENEM, mas não se posiciona sobre a continuidade da ocupação ou não. "Esse pronunciamento oficial do nosso movimento Ocupa UFPE ainda vai ser construído e liberado para ser divulgado", disse ele.

Os estudantes que fazem ocupações são contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que limita os gastos do governo federal pelos próximos 20 anos, e que foi aprovada em segundo turno na Câmara dos Deputados e segue para votação no Senado.

Histórico

Em Pernambuco, as Ocupações na UFPE começaram há uma semana, quando o Centro de Educação do campus foi tomado pelos estudantes, que exibem faixas e cartazes na entrada do local com menções contrárias à proposta. Na última terça-feira (25), a ocupação aconteceu no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). Na quinta-feira (27), o movimento tomou o Centro de Artes e Comunicação (CAC).

+VÍDEOS