Homenagem

Soldados do Exército participam de missa especial na Festa do Morro

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 06/12/2016 às 17:00

-Foto: Jonnathan Monteiro

Dezenas de soldados do exército lotaram o santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, para uma missa especial em que os militares reverenciam a santa. É assim há dez anos, mas a história de devoção é bem mais antiga. Teve origem na Guerra do Paraguai, entre 1865 e 1870, quando os soldados veneraram a Virgem rezando o terço todos os dias. Nossa Senhora da Conceição é considerada a padroeira do exército. A celebração foi realizada pelo capelão Ivan Medeiros Júnior e contou também com apresentações da Banda Militar.

A missa deixou muitos fiéis emocionados a exemplo de Dona Noemi Medeiros. “É muito lindo e emocionante. Me fez lembrar meu marido que morreu há três anos e era militar”, disse a dona de casa com os olhos cheios de lágrimas.

Aos pés da imagem, as demonstrações de fé não param neste oitavo dia de festa. Dona Gecélia Pessoa, autônoma, veio com a filha, Daniela Pessoa, comerciante, cumprir uma promessa de cura. Elas são de Abreu e Lima, no Grande Recife, e anteciparam a vinda ao Morro da Conceição para conseguir amarrar uma fitinha pertinho da imagem. “Estou muito emocionada porque eu já tentei vir várias vezes com ela e não conseguia. Hoje deu tudo certo e estamos aqui bem pertinho da imagem. Valeu a pena antecipar a visita”, disse dona Gecélia.

Programação

A 112ª Festa de Nossa Senhora da Conceição acontece até a próxima quinta-feira (8) dedicado à Santa, que também é considerada a Santa do morro de Casa Amarela. Nesta data é feriado no Recife. Clique aqui e confira a programação completa.

+VÍDEOS