Folia

Ritmo tradicional de Pernambuco, Frevo comemora 110 anos

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 09/02/2017 às 14:00

{IMAGEM}

Nesta quinta-feira, 9 de fevereiro, é comemorado o Dia do Frevo. Já são 110 anos do ritmo que anima os pernambucanos, seja em blocos de rua ou em canções durante o ano todo. A música aliada aos movimentos envolventes dos passistas encantam quem o conhecem e dão mais alegria aos Carnaval.

Ao longo da história, já foram 175 passos catalogados, mas quem freva garante que não é preciso dominar todas as técnicas para arrasar no frevo. A maior prova disso é a estudante Clara Feijó, de 11 anos.“É super fácil, só é você se jogar na dança que consegue aprender”, contou.

Cuidados

Mas praticar a dança requer alguns cuidados. Segundo a fisioterapeuta Christi Dardenne, alguns movimentos que exigem muito da musculatura pode trazer riscos à saúde. “Fazer um aquecimento prévio, alguns alongamentos, como fazemos antes de correr, para evitar lesões”.

Para o folião que após praticar a dança sentiu algum incomodo, a fisioterapeuta também deu algumas recomendações. “Depois, quando voltar para casa, se tiver sentindo dores articulares pode botar um gelinho ou se forem dores na coluna uma bolsa de água quente. E ficar com os pés pra cima, para poder voltar para a folia”. Após todas essas dicas é só pegar a sombrinha e cair no frevo.

+VÍDEOS