Milagre

Brasileiro que recebeu milagre será apresentado ao Papa em Portugal

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 11/05/2017 às 9:30

-Reprodução/TV Jornal

O anúncio do nome do adolescente que recebeu a cura, atribuída aos Pastorinhos de Fátima, por intercessão de Nossa Senhora, acontece em meio às comemorações do centenário do Santuário de Fátima, em Portugal. O adolescente, que hoje com 10 anos, tinha 5 anos quando caiu de uma altura de sete metros, teve um traumatismo cranioencefálico e ficou em estado gravíssimo.

Os médicos chegaram a dizer que o menino ficaria em estado vegetativo se sobrevivesse. No entanto, após uma promessa feita pelos pais aos Pastorinhos e de muitas orações de irmãs enclausuradas, o menino se curou. Para os médicos, não há explicação na medicina para a cura do garoto. Em 2 de fevereiro de 2007, o laudo médico do garoto falava da cura inexplicável do ponto de vista científico. Esse milagre atribuído aos Pastorinhos serviu de base para o processo de canonização de Francisco e Jacinta Marto.

Neste sábado (13), o Papa Francisco celebra a cerimônia de canonização dos Pastorinhos no Santuário de Fátima, às 6h da manhã, horário de Brasília. Na cerimônia, o adolescente será apresentado ao mundo. No Recife, várias celebrações vão marcar a data. Uma imagem de Nossa Senhora de Fátima de 1,70 metros, entalhada na década 1940, a pedido do padre Aparício, confessor da irmã Lúcia durante 20 anos, foi restaurada e será colocada no Santuário do Colégio Nóbrega. A imagem será abençoada durante as celebrações.

-Reprodução/TV Jornal

Os Pastorinhos de Fátima

No ano de 1917, as crianças Francisco, Jacinto e Lúcia presenciaram seis aparições de Nossa Senhora. Nessas aparições, foram revelados três segredos, considerados profecias. Segundo a Irmã Lúcia, em 13 de Julho de 1917 Nossa Senhora teria revelado um segredo constituído por três partes, de caráter profético. As duas primeiras foram reveladas em 1941, num documento manuscrito por Lúcia. A terceira parte foi escrita por Lúcia em 3 de Janeiro de 1944, por ordem do bispo de Leiria, José Alves Correia da Silva, que o guardou, em envelope selado, no seu arquivo. Em 4 de Abril de 1957, o envelope foi entregue ao Arquivo Secreto do Santo Ofício, onde ficou guardado.

A Irmã Lúcia, antes de entregar ao Bispo de Leiria-Fátima o envelope selado com a terceira parte do Segredo, tinha escrito no envelope exterior que podia ser aberto somente depois de 1960 pelo Patriarca de Lisboa ou pelo Bispo de Leiria. Interrogada sobre o motivo por que o fizera e se fora Nossa Senhora que indicara aquela data, a Irmã Lúcia respondeu que "Não foi Nossa Senhora; fui eu que meti a data de 1960 porque, segundo intuição minha, antes de 1960 não se perceberia, compreender-se-ia somente depois. Agora pode-se compreender melhor. Eu escrevi o que vi; não compete a mim a interpretação, mas ao Papa". O texto foi lido pelos Papas João XXIII e Paulo VI, que decidiram não o publicar.

João Paulo II, por sua vez, pediu o envelope com a terceira parte do segredo após o atentado de 13 de Maio de 1981. Finalmente, em 13 de Maio de 2000, durante a sua visita a Portugal, o Papa João Paulo II, por meio de seu Secretário de Estado, Cardeal Angelo Sodano, divulgou no Santuário de Fátima parte do conteúdo da terceira parte do Segredo.

Celebrações no Recife neste sábado (13)

- Santuário de Nossa Senhora de Fátima Colégio Nóbrega

6h Alvorada de fogos - Ofício de Nossa Senhora
7h Missa com padre Josenildo
8h Café Comunitário
9h Missa com Frei Aluízio Cardoso
12h Missa com Dom Antônio, Bispo Auxiliar de Olinda e Recife
13h30 Conferência Padre Fábio José
14h as 17h Louvores e Musical com os padres Damião Silva e João Carlos
17h30 Procissão com a imagem da Virgem
19h Missa solene de encerramento Dom Giovanni D´Agniello, representante do Papa Francisco, com celebração do Arcebispo Dom Fernando Saburido e dos padres Paulo Sérgio, João Carlos e Antônio Mota
20h Benção do nicho da imagem rara de Nossa Senhora, no pátio

+VÍDEOS