Pernambuco

Balanço: chuva deixa 30 mil desalojados e 15 cidades em estado de calamidade

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 29/05/2017 às 9:00

-Reprodução/TV Jornal

As chuvas que atingiram com mais intensidade a Zona da Mata Sul e o Agreste de Pernambuco, neste sábado (27) e domingo (28), deixou 30 mil pessoas desalojadas e desabrigadas e 15 cidades em estado de calamidade. O balanço foi divulgado na manhã desta segunda-feira (29) pela Coordenadoria de Defesa Civil do Estado (Codecipe).

As cidades mais atingidas e que decretaram calamidade foram: Belém de Maria, Palmares, Amaraji, Maraial, Ribeirão, Cortês, Barra de Guabiraba, São Benedito do Sul, Rio Formoso, Catende, Água Preta, Jaqueira, Barreiros, Caruaru e Gameleira. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Pernambuco, Luiz Augusto, as cidades litorâneas sofreram mais por causa do nível do mar, que estava alto.

"A maré alta dificultou que o nível da água baixasse. Mas hoje temos maré baixa, que pode ajudar essas cidade", contou. Com a expectativa de enfraquecimento do volume de chuva, vai ser possível avaliar melhor os danos, de acordo com Luiz Augusto.

Na manhã de hoje, no acumulado das últimas 24 horas, as cidades mais atingidas pelas chuvas nas últimas 24 horas em Pernambuco foram Sirinhaém, Rio Formoso e Gameleira, todas na Zona da Mata Sul, com 192mm, 187mm e 146mm, respectivamente.

Ações

Após as chuvas darem uma trégua, as regiões mais atingidas receberam reforço de equipes de socorro. Cerca de 200 homens do Corpo de Bombeiros e 50 da Defesa Civil foram enviados para ajudar às vítimas.

"Instalamos o gabinete de crise e começamos a enviar nossas equipes. Só ontem (28), 30 equipes foram enviadas. Hoje (29), vamos reforçar ainda mais", contou o coordenador da Codecipe, Luiz augusto. Ainda de acordo com ele, 13 escritórios, com agentes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, da Secretaria de Saúde e engenheiros, foram instalados nas cidades mais atingidas pelas chuvas.

Doações

As 30 mil famílias que estão desalojadas e desabrigadas por causa das chuvas começaram a receber donativos. Parte do material foi enviado ainda na tarde do domingo e o restante nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira.

"Ontem e hoje foi inciado o envio de materiais para a Zona da Mata Sul e Agreste. Foram distribuídos kits com de lençóis, colchões e travesseiros, e cestas de pronto consumo, com bolacha, biscoito, leite em pó...", contou o coordenador da Codecipe, Luiz Augusto.

Várias ONGs, Prefeituras e entidades públicas também estão se organizando para arrecadar donativos para famílias atingidas pelas enchentes no Agreste e na Zona da Mata Sul de Pernambuco. As pessoas que tiverem condições de ajudar, podem levar alimentos, água, produtos de higiene pessoal e roupas para os pontos de coleta [veja todos aqui].

+VÍDEOS