FESTAS JUNINAS

Doutores da Alegria levam ''São Joãozinho'' para hospitais do Recife

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 20/06/2017 às 12:30

Os pacientes aproveitam a festa e entram no clima da brincadeira-Reprodução/TV Jornal

O São João chegou aos hospitais do Recife com os Doutores da Alegria e o projeto "São Joãozinho", que leva as festas juninas para as unidades de saúde. A ação começou na segunda-feira (19) e vai até a próxima quinta-feira (22). Nesta terça-feira (20), a visita foi no Centro Oncológico Pediátrico (Ceonp), do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), e no Procape, que ficam no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife.

Na ala do Ceonp, 24 crianças e adolescentes em tratamento de câncer foram visitados pelos atores que se vestem de palhaços e assumem personagem para apresentar "A peleja do noivo que tentou enganar a noiva na festa de São João ou vice e versa". A encenação tem o homem-fogueira, o balão, a noiva e noivo da quadrilha, além do Trio Porta Soro, formado só por mulheres.

De acordo com o coordenador artístico do grupo, Arilson Lopes, "o objetivo é levar a festa de São João pra dentro do hospital, uma vez que as crianças estão aqui hospitalizadas, elas não podem sair pra curtir esse momento tão importante de nossa cultura, de nossa tradição".

Trio Porta Soro garante o forró tradicional das festas juninas-Reprodução/TV Jornal

As visitas dos Doutores da Alegria acontecem sempre duas vezes por semana. Nesta quarta-feira (21), a visita será no Hospital Barão de Lucena, na Iputinga; e na quinta-feira (22), será a vez do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), nos Coelhos.

Entenda melhor o Doutores da Alegria

O Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que utiliza a arte do palhaço para intervir junto a crianças, adolescentes e outros públicos. No Brasil, o trabalho é desenvolvido há 25 anos. Os atores não trabalham voluntariamente, mas a organização é mantida com doações e as atividades nos hospitais são desenvolvidas gratuitamente. Quem quiser ajudar o trabalho da associação pode entrar no site deles [clique aqui].

+VÍDEOS