Educação

Escolas ainda recuperam tempo perdido com as enchentes na Mata Sul

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 26/02/2018 às 13:05

-Reprodução/TV Jornal

As escolas localizadas nas cidades da Zona da Mata Sul de Pernambuco, que foram atingidas por enchentes, ainda tentam recuperar o atraso do período em que as aulas foram suspensas. Em algumas, as crianças ainda encontram diversas dificuldades para ler e escrever.

Na cidade de Palmares, a Escola Municipal Jaime de Castro Montenegro foi uma das sete atingidas pela enchente do Rio Una, em maio de 2017. “A escola estava um caos. Dois metros e trinta centímetros de água dentro da escola. Todos os móveis virados. Em 2010, a escola ficou coberta e ninguém via nem o teto”, contou a gestora da escola, Ednilza Trindade. Situação preocupante, diante da dificuldade de aprendizado de boa parte dos alunos. Segundo uma pesquisa realizada pela Avaliação Nacional de Alfabetização, 54% das crianças da cidade ainda têm dificuldade pra ler corretamente.

Já em Catende, localizada a 123 quilômetros do Recife, a Creche Antônia Alves de Souza ficou abandonada, depois da enchente. As marcas da água ainda podem ser vistas nas paredes, existem várias infiltrações e as janelas estão com os vidros quebrados. Confira na reportagem abaixo:

Seminário

Nesta segunda-feira (26), na cidade de Barreiros, também na Mata Sul, um seminário está discutindo os desafios enfrentados na região, para conseguir alfabetizar as crianças. Cerca de 200 estudantes do município estão sem aula. A repórter Cinthia Ferreira tem os detalhes:

+VÍDEOS