Passo a passo

Saiba como regularizar a situação do seu título de eleitor

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 08/05/2018 às 11:40

-Reprodução/TV Jornal

O prazo para regularizar o título de eleitor ou tirar a primeira via da carteira será encerrado nesta quarta-feira (9). Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quase 1,9 milhão de eleitores estavam em situação irregular no país, em maio de 2017, e o reflexo disso é a fila de espera.

Cláudio Henrique Gomes é uma das pessoas que deixou para regularizar sua situação de última hora. Chegou a ir à central de atendimento ao eleitor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ainda na segunda-feira (7), mas devido à fila, não conseguiu ser atendido. A única maneira foi chegar cedo nesta terça-feira (8).

A expectativa é que ao longo do dia de hoje sejam atendidos, pelo menos, 1600 eleitores na central. Em todo o Estado, o número chega a 20 mil pessoas, que devem procurar um dos 133 cartórios eleitorais para tirar a primeira via, transferir o domicílio eleitoral, regularizar a biometria ou habilitar o título cancelado. Para atender à demanda, o atendimento foi reforçado com mais 29 funcionários.

O cidadão pode consultar sua situação perante a Justiça Eleitoral nos cartórios eleitorais, no site do TSE ou no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado. Pode ainda ir ao cartório eleitoral e solicitar essa informação.

Documentos necessários

É necessário apresentar a identidade com foto e um comprovante de residência recente. O eleitor do sexo masculino, se for tirar o primeiro título, precisa levar o certificado de reservista.

E se perder o prazo?

Quem não regularizar a situação do título eleitoral no prazo poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição.

A irregularidade também pode gerar dificuldades para investidura e nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

Serviço

Prazo: 9 de maio

Horário: 8h às 16h

Central de Atendimentos (Caec): Forte das cinco pontas, no bairro de São José

Público: facultativo para jovens de 16 e 17 anos, maiores de 70 e aos analfabetos. Obrigatório para os demais.

Para saber a qual cartório se direcionar, o eleitor poderá, através do site do TRE-PE (www.tre-pe.jus.br), encontrar o endereço e telefone de todos os postos de atendimentos de Pernambuco.

+VÍDEOS