Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CDL), indica que a cada 10 consumidores, seis compram por impulso. As mulheres são as mais atraídas por roupas e acessórios, e os homens, por produtos eletrônicos.
Entre os gastos mais comuns entre os consumidores estão: roupas, compras em supermercado, perfumes e cosméticos e idas a bares e restaurantes. Quando o papo é saber quais locais mais estimulam as compras, a internet está no topo da lista. Depois dela, seguem as lojas de departamento, os supermercados e os shopping centers.
Perigos
O perigo desse excesso mora na hora do pagamento. A impulsão pelas compras pode ser um risco para o consumidor que deseja realizar o pagamento através de cartões, de maneira parcelada. De acordo com especialistas, desde que o governo reduziu a taxa de juros, as pessoas tendem a acreditar que pequenas parcelas não vão impactar no orçamento. O analista do Banco Central, Marcio de Melo, diz que a palavra chave é “planejar-se”, e para isso traz algumas dicas: