Eleições 2018

Líderes religiosos são vetados de pedir voto em igrejas e templos

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 15/08/2018 às 8:45

-Reprodução/TV Jornal

Há menos de dois meses para as Eleições 2018, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE) relembra, durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira (15), que religiosos estão vetados de pedir voto dentro de igrejas e templos. A Campanha Eleitoral inicia nesta quinta-feira (16), e magistrados e servidores do Tribunal estarão à disposição para tirar as dúvidas sobre o que pode e o que não pode fazer durante o período.

Participam da reunião mais de 50 líderes de várias religiões. Esta foi a primeira vez em que o evento foi realizado, com a intenção de apresentar regras da propaganda eleitoral dentro desses locais. Quem representou a Igreja Católica foi o bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Limacêdo Antônio da Silva.

O Presidente do Conselho de Pastores Evangélicos de Pernambuco, Gomes da Silva e Mãe Elza, representante das Religiões de Origem Africana e Afro-indígenas também participaram da reunião, assistiram vídeos e receberam cartazes com orientações.

Dentre os pontos centrais dirigidos aos líderes religiosos estão: esclarecer ao eleitor sobre a segurança da urna; não fomentar, criar ou divulgar notícias falsas ou de fonte incerta; não utilizar panfletos e material de campanha para sujar a cidade e não pedir votos em igrejas e templos religiosos.

“É mais uma ponte que queremos construir para garantir uma Eleição limpa em todos os sentidos. As igrejas representam um contingente enorme de pessoas, de eleitores. É natural que elas participem do jogo democrático”, afirma o presidente do TRE, Luiz Carlos de Barro Figuerêdo.

+VÍDEOS