Flagrante

Caminhão que presta serviço à Olinda é autuado por crime ambiental

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 02/10/2018 às 18:15

-Reprodução/TV Jornal

O caminhão que presta serviço à Prefeitura de Olinda foi flagrado, na manhã desta terça-feira (2), por policiais da Companhia Independente de Polícia do Meio Ambiente (Cipoma), despejando esgoto doméstico dentro do canal que fica entre a Avenida Presidente Kennedy e a Perimetral.

Segundo os policiais, após a abordagem os funcionários afirmaram que apenas cumpriam a determinação dos seus gestores, e apresentaram uma licença de operação emitida pela Companhia Pernambucana de Recursos Hídricos (CPRH). Entretanto, a licença está vencida desde março de 2017, assim como a do caminhão, que expirou o prazo de validade em outubro de 2010. Com a autuação por crime ambiental, eles foram levados à Policial Civil para prestar esclarecimentos.

Resposta da prefeitura

A Prefeitura de Olinda esclarece que o caminhão da empresa terceirizada, contratada pela gestão municipal, não realiza o descarte de esgoto ou qualquer tipo de resíduo que represente ameaça ao meio ambiente. No episódio apontado pela reportagem, nesta terça-feira (2), no bairro de Peixinhos, o procedimento é considerado padrão e não possui qualquer natureza irregular. Trata-se de um caminhão de hidro-jateamento que realiza a limpeza e desobstrução de galerias pluviais (que recebem água da chuva). O material recolhido deve ser descartado em cursos d’água, como rios e canais, em total conformidade com as normas técnicas estabelecidas pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Acrescentamos que não é de responsabilidade da Prefeitura de Olinda lidar com esgoto, cuja atribuição é do Governo Estadual.

+VÍDEOS