Operação Abismo

Empresário é preso pela PF por suspeita de atuar em esquema de fraudes

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 23/10/2018 às 11:00

-Léo Motta/ JC Imagem

O Tribunal Regional Federal (TRF) da 5º região decretou, nessa segunda-feira (22), a prisão de mais um empresário suspeito de participar esquema de fraudes no Instituto da Previdência dos Serviços nos municípios do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, Salgueiro, no Sertão, e Vitória, no Agreste de Pernambuco. Em operação deflagrada na última sexta-feira (19), a Polícia Federal já executou 23 prisões, entre elas a do prefeito do Cabo, Lula Cabral (PSB).

O empresário preso na noite de ontem não teve a identidade revelada. Ele foi intimado quando chegava a sua residência, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, por volta das 22h. A polícia informou que o suspeito foi encaminhado para Cotel.

O esquema vem sendo investigado pela PF desde março deste ano. Estima-se que R$ 90 milhões do instituto, para fundos de investimento sem lastro e com grande probabilidade de inadimplência futura, tenham sido transferidos para os chamados “ativos podres”, ou seja, instituições sem credibilidade, que não garantiriam a aposentadoria futura.

Crime

Os suspeitos são investigados por lavagem de dinheiro, associação criminosa, crimes financeiros, corrupção ativa e passiva. A pena para esses crimes ultrapassa 30 anos de reclusão. Os presos serão levados à sede da Polícia Federal, na área central do Recife, onde deverão prestar depoimento e serão encaminhados ao sistema prisional.

Outros Estados

A operação também está sendo realizadA em outros estados do Brasil. As ordens judiciais de prisão e buscas estão assim distribuídas: em Pernambuco (Cabo, Sagueiro e Vitória), São Paulo (Jundaí e Guariba), Rio de Janeiro (Capital), Paraíba (Monteiro) Distrito Federal, Goiás (Goiânia e Anápolis) e Santa Catarina.

A polícia também informou, nessa segunda-feira (22), que as prisões temporárias foram renovadas por mais cinco dias e os materiais apreendidos de outros estados já estão chegando Ao Recife, onde passarão por análise e perícia especializada. Dentre os objetos apreendidos estão dinheiro, carros de luxo, equipamentos de informática e documentos fiscais.

+VÍDEOS