Polêmica

Reunião para discutir aumento de passagens é marcada para fevereiro

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 25/01/2019 às 11:45

-Reprodução/TV Jornal

Está marcada para o próximo dia 12 uma nova reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) para discutir o aumento das passagens de ônibus na Região Metropolitana do Recife. A reunião seria nesta sexta-feira (25), mas devido a uma liminar conseguida pela Frente de Luta pelo Transporte Público de Pernambuco foi vetada a discussão sobre aumento das passagens no encontro.

"A reunião foi pautada em cima de uma liminar que previa a proibição da discussão do equilíbrio financeiro [aumento das passagens], o que de fato não ocorreu. Houve a posse dos conselheiros e um debate sobre o formato das próximas reuniões", afirma Márcio Morais, conselheiro do CSTM. Segundo ele, deverão ser apresentados em tempo hábil os documentos e planilhas pertinentes ao reajuste das passagens, sob pena de não acontecer a nova reunião.

O encontro

A reunião desta sexta-feira (25) aconteceu na Secretaria das Cidades e reuniu 22 dos 24 membros do Conselho Superior de Transporte Metropolitano. Entre eles, representantes da sociedade civil, do sindicato dos empresários e rodoviários e representantes do Governo.

A tropa de choque também foi chamada pelo Governo de Pernambuco para conter qualquer tipo de manifestação e confusão que começasse a acontecer na área, no entanto, nada aconteceu. Durante o encontro foram colocados em pauta três assuntos principais: a posse dos conselheiros da sociedade civil, que faltaram a reunião de dezembro; a posse dos representantes do Governo: o secretário de Desenvolvimento Urbano, de Planejamento e do Presidente do Grande Recife Consórcio; e a aprovação da diminuição da tarifa da linha Chã de Cruz/TI Camaragibe.

Confira o que foi discutidos:

+VÍDEOS