JULHO AMARELO

Mutirão de prevenção às hepatites virais no Parque da Jaqueira

No local, foram realizados testes gratuitos e aplicadas vacinas contra a hepatite B

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 17/07/2019 às 14:14
Reprodução/ NAPHE
FOTO: Reprodução/ NAPHE

Nesta quarta-feira (17), o Parque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife, recebeu uma ação de prevenção às hepatites virais. Gratuitos, os atendimentos seguem até 16h, na Academia da Cidade, que fica dentro do parque. A ação é uma parceria entre o Instituto do Fígado de Pernambuco (IFP), o Núcleo de Assistência aos Pacientes Hepáticos (Naphe), as Secretarias de Saúde do Estado e do Recife, além da Liga Acadêmica de Gastroenterologia e Hepatologia da Universidade de Pernambuco (UPE).

Durante o mutirão, o público poderá se vacinar contra a hepatite B e realizar a testagem para as hepatites B e C. Também serão fornecidas informações gerais à população sobre a doença e sua prevenção. No dia 28 de julho é comemorado o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Em janeiro deste ano, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 13.802, que institui o Julho Amarelo, mês destinado a chamar atenção para luta contra às hepatites virais, com objetivo reforçar as iniciativas de vigilância, prevenção e controle do agravo.

>> Quais tipos de hepatite são sexualmente transmissíveis?

Hepatites virais no Brasil

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Segundo o Ministério da Saúde (MS), em 2017 (dado mais recente) o País registrou 40.198 casos novos de hepatites virais, sendo que 70% dos óbitos por hepatites são decorrentes da hepatite C, seguido da hepatite B (21,8%) e A (1,7%).

+VÍDEOS